Passeio às Berlengas

Um autêntico santuário natural ao largo de Peniche. É esta a sugestão da Neuza (uma jovem viajante que acaba de lançar o blogue Viagens com Luz) para receber a tão aguardada primavera. Ficam os conselhos e recomendações para visitar o arquipélago respeitando todas as exigências ambientais.

O arquipélago das Berlengas situa-se na fachada Oeste da Península Ibérica, a cerca de 10km da cidade de Peniche.Este precioso arquipélago é composto por três pequenos ilhéus: Berlenga Grande, Estelas e Farilhões-Forcados. É importante referir que este pequeno paraíso está classificado como Reserva Natural da Biosfera (UNESCO) e como Área Protegida (ICNF).

Nesta ilha respira-se natureza! Existe apenas um carro, pertencente à Câmara Municipal de Peniche, para efetuar pequenos serviços, meia dúzia de casas, um restaurante, um parque de campismo com vista mar supreme e o Forte de São João Batista.

O arquipélago das Berlengas é considerado a zona biologicamente mais rica do litoral de Portugal Continental. É também popular pela sua complexidade geológica composta por enseadas, grutas, pequenos ilhéus e rochedos. Aliados intrinsecamente estes dois fatores, as Berlengas só se podiam tornar um destino de eleição!

São muito procuradas pelos turistas, não só nacionais como também internacionais. Para os amantes da natureza e para os praticantes de desportos de água este é só…o destino ideal!

Por vezes as visitas à ilha tornam-se um pouco massificadas e é imprescindível não esquecer a consciencialização ambiental. Existe um projeto com o objetivo de conservar os seus habitats, plantas endémicas e populações de aves marinhas – o LIFE Berlengas.

É possível pernoitar na Berlenga em dois sítios: parque de campismo ou no Forte de São João Batista (Fortaleza Militar Manuelina). Reservas prévias através do turismo@cm-peniche.pt.

Em relação ao acesso à ilha, este é feito através de embarcações marítimo-turísticas. A maior chama-se Cabo Avelar Pessoa e o embarque é feito no porto de Peniche. O valor médio da viagem é de 20€ (ida e volta). O transporte de passageiros é feito entre 20 de Maio a 15 de Setembro.

Aconselho que pernoitem pelo menos uma noite porque é simplesmente fantástico! Não há nada como desfrutar do pôr-do-sol na ilha da Berlenga. Pela noite dentro apenas se ouve o barulho do mar, as risadas de grupos de amigos e o piar das gaivotas. Acordar de manhã e descer as escadas para um mergulhinho dá-nos mais anos de vida! A praia balnear situa-se em frente ao cais e tem o nome de praia do Carreiro do Mosteiro.

Nas Berlengas é possível fazer as seguintes atividades:

.Percursos pedestres;

.Observação de aves;

.Visitas às grutas;

.Observação de cetáceos;

.Canoagem;

.Stand-Up Paddle;

.Snorkeling;

.Mergulho.

O mergulho é a atividade mais procurada da ilha. Com um ecossistema marinho único, repleto de águas translúcidas, grandes cardumes de sargos, meros, peixes-lua, paredes de gorgónias e gigantes naufrágios, este só podia ser o melhor destino de mergulho em Portugal.

Recomendo vivamente o centro de mergulho Haliotis, o meu local de trabalho. :) Conta com uma equipa de profissionais com imensa experiência, ótimas infraestruturas e equipamentos. Se já és mergulhador junta-te a nós. Se ainda não és, faz um try dive (batismo de mergulho) e já nunca mais vais querer parar!

E então, pensava que nas Berlengas era só gaivotas?! Conheça as Berlengas já este Verão!

 

A autora e o blogue
A Neuza é natural da Ericeira e vive atualmente em Peniche. Estudou Turismo na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e desde então vive apaixonada pelo mundo das viagens e descobertas, sempre a planear a próxima experiência. O blogue Viagens com Luz, criado em 2016, nasceu da paixão pela escrita misturada com o bichinho das viagens.
Blogue
Facebook

Neuza Luz Gomes | Viagens com Luz 2016-03-16

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora