É bem verdade que são muitas as nossas cidades com um rio a fazer parte das suas paisagens. Acontece que nem sempre se sabe tirar o melhor proveito disso – veja-se o caso de Lisboa, tantos anos de costas voltadas ao Tejo.
Vá para fora
Mas a história que temos hoje para contar tem um final feliz. Passa-se em Coimbra, cidade que dispensa apresentações e, como é sabido, é banhada pelo Mondego. Acontece que, desde Junho de 2004, a “Cidade do Conhecimento” está mais ligada ao seu rio, num abraço que reaproxima as duas margens e, sobretudo, recupera hábitos seculares e tão preciosos como os passeios ao ar livre, em contacto com a Natureza – mesmo em ambiente urbano.
Tudo começou cerca de um ano antes, com o arranque das obras da 3ª Fase do Projecto de Reabilitação e Requalificação Urbana (Polis), que resultaram numa área de mais de 400 mil metros quadrados, totalmente dedicada ao lazer. Há mais números: a frente ribeirinha tem cerca de 3 quilómetros e o corredor destinado aos peões soma 4 quilómetros de comprimento (e contempla uma ciclovia de iguais dimensões).
Em que é que tudo isto se traduz, concretamente? Passamos já a explicar.
Chegando à Baixa conimbricence, encaminhamo-nos em direcção ao rio para descermos junto à sua margem direita, a partir da Ponte de Santa Clara. Atravessamos o Parque Manuel Braga, que já há muito nos permite conviver com o Mondego, embora a uma respeitável distância. As suas árvores frondosas proporcionam sombras muito agradáveis e há sempre quem aproveite para descansar ou ler num dos muitos bancos de jardim que por ali há. O próprio muro que delimita a terra firme desenha alguns bancos, decorados com azulejos, de onde se obtém uma vista privilegiada sobre o curso das águas e, na outra margem, o Mosteiro de Santa Clara.
A Natureza na cidade
É precisamente no final deste muro que damos pela mudança: uma extensa escadaria em madeira leva-nos ao novo Parque Verde do Mondego, assinalado a laranja no mapa acima reproduzido, cuja primeira característica a despertar a nossa atenção é o facto de se situar ao nível do rio.
Ana Marta Ramos 2004-11-09