São quilómetros de praia e dunas, expostos às águas frias do Atlântico onde se diluem os rios Cávados e Neiva. O primeiro, à frente de Esposende, forma um estuário com um característico sapal; o segundo, de menor dimensão, proporciona recantos idílicos antes do seu destino final. Sobram ainda os moinhos da Apúlia e a apanha de sargaço para os campos agrícolas com cheiro a maresia, alguns dos quais ainda sob a forma de belas masseiras.
Aqui a paisagem é dominada pela costa atlântica, exposta e baixa, como é característica em quase todo o litoral norte. São quilómetros consecutivos de praia e dunas, com estas a assumirem notáveis formações na zona de Antas e Belinhos, logo a sul da foz do Neiva.
É um belo troço dunar, bem conservado, onde vinga uma verdadeira colecção de plantas nativas, exclusiva deste meio natural, e cada vez mais rica à medida que se avança para o interior da duna, menos exposto aos ventos e salinidade. Estas assumem um importante papel na fixação das dunas, por sua vez fundamental para a protecção do interior contra o avanço do mar e dos ventos carregados de sal.
Soluções novas, problemas antigos
Para evitar a deterioração do cordão dunar, a área de Paisagem Protegida instalou uma série de paliçadas para a sua fixação, tal como um conjunto de passadiços de madeira que, de sul a norte desta área, permitem ordenar o acesso às praias evitando o pisoteio deste frágil suporte natural.
Mas no passado, para se tentar resolver um problema, criou-se um outro ainda maior, especialmente visível a sul do estuário do rio Cávado: um sistema dunar invadido por acácias (Acacia longifolia), plantadas há décadas pelos antigos Serviços Florestais em grandes extensões do litoral, com o objectivo de se fixar as areias.
Só que, natural de terras australianas, esta é uma espécie exótica infestante, capaz de monopolizar totalmente uma área sem dar oportunidade para as plantas nativas vingarem, empobrecendo assim, de forma significativa, a biodiversidade. O chorão (Carprobutus edulis), oriundo da África do Sul, é outra espécie que tem colonizado vastas áreas em todo o país, e também visível nesta área protegida.
David Travassos 2006-08-16