Parque Florestal de Monsanto

Lisboa em acção.

Para não ficar parado

Estamos no maior espaço verde da capital, em Monsanto, a escassos quilómetros do centro da cidade, rodeados por cerca de mil hectares de verde, cor que domina tudo o que a vista alcança.

No "Dirt Jamp", zona todo-o-terreno para BTT e BMX freestyle observamos os mais audazes que testam saltos nestes montes de terra. Por nós acabaram de passar alguns ciclistas que logo desapareceram floresta adentro. Devem ser dos tais casos que percorrem todo o parque fazendo uso dos mais de 300 quilómetros de  pistas cicláveis (e pedestres) que derrotam os muito confiantes ou mal preparados.

A mesma conclusão é válida para os vários circuitos de manutenção à disposição, de que a Mata de São Domingos de Benfica é um bom exemplo. Os painéis explicativos dão uma ajuda quanto aos exercícios e ao grau de dificuldade. Durante a semana está tudo mais tranquilo, Monsanto parece deserto, vazio de gente, todavia aos sábados e domingos o parque recupera os seus visitantes.

Como entre amigos e família a aprovação de um programa exige consenso, a Alameda Keil do Amaral (encerrada ao trânsito desde 2003) oferece mais propostas e todas variadas. É possível passear ao longo de mais de um quilómetro, a pé ou de patins e até fazer um piquenique em local apropriado.

No “Ar e sobre Rodas”, assim se chama o espaço de aventura na dita avenida, alcançam-se níveis de adrenalina insuspeitos. Ringue com obstáculos e rampas para skate, para BMX e para patins-em-linha, recinto para carros tele-comandados, aluguer de bicicletas, insufláveis e ainda disk golf, desporto parecido com o golfe e que já vai criando adeptos em Monsanto. O dress code exige capacete, joelheiras e cotoveleiras e mais do género.

Como prémio, numa zona de clareira, há ainda uma paisagem fantástica. Ficam os nossos olhos pousados em Lisboa, no rio Tejo, na ponte cujo nome assinala a Liberdade em Portugal e na margem sul onde sobressai o monumento do Cristo-Rei. O anfiteatro, autêntico balcão panorâmico sobre a cidade, é palco privilegiado dos concertos de Verão, boas ideias para noites de brisa morna. Ainda vai a tempo de assistir a Gilberto Gil e Maria João (dia 2 de Agosto) e aos Clã (dia 12 de Agosto).

Paula Oliveira Silva 2005-07-26

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora