De Marialva a Castelo Rodrigo, passando por Almeida, sugere-se uma escapadela pelos trilhos da Rota das Aldeias Históricas. Descubra o interior do país em duas rodas, ainda antes da chegada do pico do Verão.
Andar de bicicleta numa rua agitada, mesmo ao lado dos carros pode ser um bom exercício mas não se compara à adrenalina e aventura de percorrer os trilhos das aldeias históricas, situadas na zona centro do país. A fuga ao burburinho citadino e a entrada num mundo onde proliferam os sons da natureza pode mesmo ser um bálsamo para fugir da rotina.
No total a Grande Rota das Aldeias Históricas, uma iniciativa que pretende aliar a recuperação das localidades ao desenvolvimento turístico da região, inaugurada em 2000, abrange 540 quilómetros das aldeias de Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha. Mais tarde, a estas belas paisagens repletas de história, juntaram-se Trancoso e Belmonte. Os percursos podem ser realizados a pé, de jipe ou de bicicleta. E é mesmo em duas rodas que se sugerem dois trilhos: a etapa Marialva até Castelo Rodrigo e de Castelo Rodrigo a Almeida. Para além do interesse paisagístico e natural, estas localidades ainda têm as marcas de pontos de defesa, face às sucessivas invasões que o território nacional foi alvo.
À beira Côa
A primeira proposta leva-nos a uma aventura com direito a passagem pelo rio Côa e, na verdade, se a descida até possa ser considerada alucinante, o mesmo já não se pode dizer da parte da subida que se segue. Prepara-se para uma árdua tarefa que deve fazer com calma, preserverança e, acima de tudo, sem desesperar. A seu tempo, lá chegará ao destino. Antes do sofrimento, desfrute das maravilhas. A partida dá-se na pequena aldeia de Marialva e aqui sugere-se uma espreitadela às muralhas e castelo antigo, situado a mais de 600 metros de altitude.
Andreia Fernandes Silva 2008-05-21