O Santo António pelo Diário de Lisboa

Artur Lourenço, autor do blogue Diário de Lisboa – the Lisbon Diary revela-nos, na primeira pessoa, o que mais gosta da noite de Santo António. Entre palavras e imagens, o fotógrafo deambula pelos bairros populares da cidade à procura das gentes e lugares que marcam a noite de todos os festejos.

A noite de Santo António é mágica em Lisboa, é a noite da cidade, é a noite de todos os festejos, de todos os abraços, de todos os sorrisos. Eu gosto de ir cedo, a meio da tarde, gosto da organização, do ambiente dos preparativos. Entro pela Mouraria, subo ao Castelo e desço a Alfama.

Aprecio os trabalhos, sinto os cheiros, ouço o falar da emoção da noite que se aproxima, amo cada momento, cada gesto, cada som. Gosto de vaguear pelas ruas antes da enchente, gosto de sentir Lisboa no seu momento mais avassalador, na sua noite. A noite de Lisboa.

Depois, ainda vou á avenida, às marchas, também aí gosto de ir lá atrás, aos bastidores, ainda longe das luzes e apreciar o nervosismo e a tensão mas também a amizade e companheirismo dos marchantes. Tudo isto gosto de fazer solitariamente. No final, já perto de casa, soto de ir a um local cheio de amigos beber uns copos de vinho e comer sardinhas, das boas. Muitas. depois vou dormir. Feliz.


O autor e o blogue
Artur Lourenço é  autor do blogue Diário de Lisboa – the Lisbon Diary, criado em 2009. Aqui publica fotos que têm como tema a cidade de Lisboa, mostrando aos visitantes os lugares e gentes que habitam a cidade. Primeiro objetivo? “Mostrar uma Lisboa Feliz!”.

Por Artur Lourenço 2015-06-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora