O que beber com marisco neste Verão

Vinho, cerveja, refresco? O que se bebe a acompanhar o marisco pode sublimar os sabores ou arruinar por completo o que poderia ser uma experiência gastronómica inesquecível. Por isso, o melhor é atentar nos que dizem os especialistas.

Primeira regra: os sabores delicados das iguarias do mar não devem ser ofuscados com bebidas fortes e de sabor acentuado, como é em geral o caso dos vinhos tintos. O ideal, no caso dos vinhos, é optar pelos verdes ou brancos acídulos e rosés, preferencialmente jovens, frescos e frutados.

Há outros factores a ter em conta. Por um lado, o marisco não é todo igual, pelo que especímenes de sabor mais seco e delicado, como a lagosta ou os lagostins, pedirão sempre um vinho mais discreto do que as de paladar mais forte, como as santolas ou navalheiras.

Também convém decidir previamente se quer privilegiar o vinho ou a comida. Um deles deverá ser a estrela gastronómica da mesa, servindo o outro para o ajudar a brilhar. Depois é bom ter em conta que um vinho pode complementar a comida ou contrastar com ela, as duas opções são igualmente viáveis legítimas. Não desanime se achar tudo isto demasiado esotérico, em última análise será o seu gosto pessoal a ditar a escolha.

Confie na sua intuição. O bom senso acaba muitas vezes por ser melhor conselheiro do que a consideração de factores “técnico-tácticos” como as corpulências, texturas, estruturas e complexidades dos vinhos e pratos.

Vinhos brancos: dizem os experts que os secos delicados são os ideais para acompanhar o marisco simples, graças à estrutura equilibrada e à boa relação entre álcool e acidez. Devem ser servidos entre os 8 e os 12º. Os brancos com madeira, isto é, que passaram por barricas de carvalho, são mais encorpados e complexos e possuem aromas de baunilha e especiarias que os tornam especialmente adequados à combinação com mariscos cozinhados, sejam moluscos e crustáceos confeccionados com molhos, ou pratos como o caril de gambas. Devem ser consumidos entre os 10 e os 14º C.

Vinhos rosés, com a sua leveza e sabores de frutos vermelhos do bosque também podem ser uma boa opção para as mariscadas de Verão. Opte pelos mais secos, e conjugue-os com mariscos confeccionados com molhos. Os mais doces devem ser deixados para a função de aperitivo. Consuma-os entre os 8 e os 12º.

Vinho verde. É outro vinho fresco e leve que acompanha bem um marisco cozido, sobretudo o verde branco.

Bárbara Bettencourt 2009-07-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora