O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, foi requalificado. Os caminhos foram arranjados, há um novo parque de merendas e o parque infantil foi melhorado. O que talvez também não saiba é que aqui funciona um parque aventura.
A história da Mata de Benfica remonta a 1880, ano em que João Carlos Ulrich mandou plantar um pequeno bosque para embelezar o seu Palácio da Feiteira. Em 1911 o parque foi doado à Câmara Municipal de Lisboa com a condição de ser acessível a todos os cidadãos.
Com os seus quatro hectares, a Mata de Benfica é um importante espaço de lazer, um pulmão verde dentro da cidade, ao qual se acede pelo emblemático portão, perto da Avenida Grão Vasco, em Benfica. À entrada, a estátua ao pintor Silva Porto, que dá nome ao parque, dá-nos as boas-vindas.
Recentemente renovado, o parque está agora mais bonito e fresco que nunca. Foram plantadas cerca de 120 novas árvores e os equipamentos foram reabilitados. Há um parque de merendas para piqueniques estivais, parque infantil, equipamentos de ginástica, um lago e até um parque aventura, o Benfica Extreme Adventure Park – BX (onde se pode fazer slide, rapel ou escalada). Existe ainda uma piscina desativada, que no futuro vai dar lugar a dois campos de padel.
Sem dúvida, um parque a (re)descobrir.
Parque Silva Porto / Mata de Benfica
Alameda Padre Álvaro Proença, Santa Cruz de Benfica
De 1 de abril a 30 de setembro, das 07h às 21h; de 1 de outubro a 31 de março, das 07h às 19h
Mais informações pelo telefone 217 123 000 ou através do email bx@jf-benfica.pt
Céu Coutinho 2013-06-06