Em Setembro de 2009, a Câmara Municipal de Cantanhede inaugurou o Campo de Golfe de Cantanhede. Vocacionado para formação, competição Pitch & Putt e prática de recreio e lazer, é o primeiro do País de carácter público e iniciativa municipal.
Situado em plena região da Bairrada, bem no centro de um triângulo geográfico em cujos vértices estão as cidades Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz, este promete ser, a par da boa mesa, um forte motivo de atracção de visitantes. Sobretudo, tendo em conta que até ao primeiro trimestre de 2010, ali pratica-se golfe gratuitamente. E mesmo depois disso, os preços serão muito acessíveis.
Implantado num terreno com cerca de 5,2 hectares, acolhe a Academia Municipal de Golfe, com uma vasta área de ensino/formação em parceria com a Federação Portuguesa de Golfe, um percurso de nove buracos de Pitch & Putt e Club House.
Para além de um projecto vocacionado para os alunos das escolas do concelho, a estrutura está vocacionada para facultar o acesso simplificado à prática da modalidade a todas as pessoas que pretendam adquirir formação em todas as suas componentes.
O objectivo é criar condições que favoreçam a evolução de quem já cumpriu o processo de aprendizagem, através de formação complementar e treino regular, mas que permitam também a todos os interessados adquirirem o domínio da técnica do jogo, seja como desporto de lazer, seja com o propósito de entrarem futuramente em competição.
A Academia Municipal de Golfe pretende, no âmbito dos seus objectivos, participar activamente num movimento alargado para a criação de um Circuito Nacional Pitch & Putt, conjuntamente com entidades que gerem campos com características para este género de competição em Portugal.
É aliás essa a razão que está na base do protocolo que o Município de Cantanhede celebrou com a Federação Portuguesa de Golfe, ao abrigo do qual a Comissão Nacional de Pitch & Putt ficará sedeada na Academia Municipal de Golfe de Cantanhede. Este acordo é seguramente um passo decisivo para a criação do referido Circuito Nacional de Pitch & Putt e, em função disso, um factor importante para o desenvolvimento da modalidade no País.
O Pitch & Putt é uma especialidade do golfe que se joga em campos de par-3 muito curtos, com tacos e bolas idênticos aos do golfe e com as mesmas regras, ainda que com algumas excepções. A natureza simplificada da actividade, a redução do tempo de jogo e os preços mais acessíveis têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos em todo o mundo.
Ana Marta Ramos 2010-01-13