Nova vida em Santa Clara

Mercado alternativo

Ao longo do último ano, o Mercado de Santa Clara (o mais antigo dos mercados cobertos lisboetas), ganhou um novo fôlego. Exposições, workshops e a abertura de ateliers, lojas e oficinas de novos criadores, vieram dinamizar um lugar com uma vizinhança de fazer inveja. Mesmo em frente, estende-se o Jardim Botto Machado, também renovado, com uma esplanada e vista para o rio quase secretas. E mesmo ali ao pé, ainda tem o Panteão Nacional e o Campo de Santa Clara, onde às terças e sábados há Feira da Ladra. Claramente, um lugar a redescobrir.

Artes Novas

Na loja 20 do mercado mora o inquilino mais recente, a Portugal Modernista, inaugurada dia 1 de Abril. Inspirada nos modernistas portugueses, como Almada Negreiros, Amadeo de Sousa Cardoso, Santa Rita Pintor ou Fernando Pessoa, é uma marca de merchandising exclusivo, criado por Paulo Sousa da 8551120. Com logotipo inspirado no livro de Almada Negreiros, K4 O Quadrado Azul, vende azulejos, t-shirts, canecas, postais, pins, blocos, etc.

Os modernistas chegaram agora mas foi há já um ano que a face mais alternativa do mercado começou a ganhar forma.

Aos alfarrabistas e antiquários aqui existentes (em consonância com a Feira da Ladra) vieram juntar-se projectos de autor, inovadores, na linha do artesanato urbano.

My Crafty Closet foi o pioneiro. É o atelier de moda de Isabel Tomás, criadora das marcas hiper femininas Amores de Tóquio e Piquenique das Bonecas.

Céu Coutinho 2011-04-06

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora