Norte Litoral

Território banhado a luz líquida

A proximidade da ria empresta a Aveiro uma luminosidade especial, para além da configuração atravessada por canais que lhe valem o título de «Veneza Portuguesa». Não faltam, aliás, epítetos para esta cidade - rainha dos ovos moles, capital da Arte Nova, princesa da ria, terra de moliceiros. Visite o Museu de Arte Nova, espreite os azulejos da estação ferroviária e suba a bordo de um moliceiro. Em Ílhavo, visite o Museu da Vista Alegre, o Museu Marítimo e o Aquário de Bacalhaus, único do género em toda a Europa. As praias da Barra (com o farol respetivo) e da Costa Nova, com as tradicionais casas coloridas (palheiros) fazem deste concelho um destino balnear de eleição. A vasta frente ribeirinha, ligada à foz do Douro por uma ciclovia, é o trunfo maior de Espinho, cidade com um casino de renome e um moderno planetário.
Ovar tem praias com tradição (Esmoriz e Furadouro), parques ambientais e um museu dedicado a Júlio Dinis (Uma casa ovarense). O projeto de conservação da natureza e biodiversidade BioRia, na zona do Baixo Vouga Lagunar, é a grande aposta do concelho de Estarreja e uma das portas de entrada na ria de Aveiro.
 
Pratos Típicos
A gastronomia da região é indissociável do mar e da ria, com os peixes e mariscos a sobressaírem em antigas receitas de pescadores. Sopas de peixe, caldeiradas e ensopados não faltam. A enguia é trabalhada de muitas formas, em cadeirada, em escabeche, frita, entre outras. O bacalhau ocupa lugar cimeiro, atestado pela respetiva confraria gastronómica, com sede em Ílhavo. Assado nas brasas, com natas, na cataplana, receitas não faltam. Capturada na zona norte da ria, a lampreia também figura no roteiro gastronómico sazonal. As carnes fazem-se notar sobretudo pela presença do leitão assado e dos rojões.
 
Em destaque
Bacalhau com natas
Entre as 1001 maneiras de confecionar bacalhau, ícone maior da gastronomia portuguesa, a versão aveludada e macia conferida pelas natas é certamente uma das mais populares. A origem do prato não é segura mas supõe-se que para a divulgação do mesmo muito tenha contribuído o trabalho do famoso chefe João Ribeiro, do antigo Hotel Aviz em Lisboa.

Leitão Assado
Há quem o descreva como “um dos mais notáveis assados da cozinha portuguesa” e isso é inquestionável. Assar o leitão é uma arte apenas ao alcance dos verdadeiros especialistas. O processo é lento e gradual, resultando na pele estaladiça, a carne macia, o molho suculento e delicioso. Os restaurantes especializados em leitão são uma verdadeira tradição portuguesa.
 
Caldeirada de Peixe
A caldeirada é um dos pratos mais típicos das zonas costeiras. Indissociável da vida marítima e da faina piscatória, nasceu da arte e do saber das gentes do mar. A caldeirada era tradicionalmente preparada a bordo pelos pescadores, que juntavam na panela a variedade de pescado disponível, num autêntico festim de sabores do mar.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

DOPs
Carne Marinhoa DOP
Carne proveniente de bovinos da raça Marinhoa, raça autóctone das terras banhadas pelos estuários dos rios que desaguam na ria de Aveiro. Consume-se tradicionalmente em grelhados (naco, costeleta e entrecosto).
Área de Produção: concelhos de Murtosa, Estarreja, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Vagos, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Águeda, Anadia, Mealhada, Sever do Vouga , Ovar, Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Coimbra, Soure e Montemor -o-Velho.
 
EVENTOS

Festival OITO24, Espinho

Este festival traz a fruição cultural e a animação aos espaços públicos de Espinho. Um mês com gastronomia, música, filmes, teatro de rua, entre outros eventos.
Até 31 de agosto

 
Pés no Sal, Aveiro
No Ecomuseu Marinha da Troncalhada, pode ver os marnotos a trabalhar e também experimentar a atividade salineira. Um dos técnicos do museu irá explicar todo o funcionamento da marinha de sal, em período de safra.
19 de Agosto

4.º Festival de Circo ao Furadouro, Ovar
São 8 artistas e 16 espectáculos que se apresentam durante dois dias em diferentes pontos da Avenida Marginal e Central da praia vareira.
20 e 21 de Agosto

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora