Noite mexicana

Saiba tudo o que precisa para uma noite diferente

Mariachis, tacos e margaritas? Soa estranho ou nem por isso? São apenas alguns dos ingredientes que não podem faltar numa festa mexicana onde tudo conta, da comida à bebida passando pela roupa.

Tal como Portugal, o México também tem touradas e sestas mas ganha-nos aos pontos no que toca ao tamanho dos chapéus com os seus enormes sombreros cuja sombra cobre os ombros mais largos.

Para dar mais cor à festa, peça aos convidados que tragam os seus sombreros e arranjem aqueles bigodes farfalhudos à Pancho Villa. Isso resolve-se numa loja de fantasias por poucos euros. Enfim, autênticos tchicanos, alcunha como são conhecidos os mexicanos na América Central.

Não se esqueça de convidar aquele amigo que até dá uns toques na guitarra e assim improvisa-se uma banda mariachi, de preferência que não desafine muito.... Caso contrário, socorra-se de um CD made in Mexico. Nunca se sabe...

Decore também a sala com algumas peças que trouxe da viagem que fez ao México: mantas, maracas e eventualmente ponchos.

Quanto à refeição propriamente dita saiba que no México, a diferenciação entre entradas e pratos principais não é muito clara. Isto porque uma entrada pode constituir uma refeição caso seja servida em maior quantidade.

Na mesa já deverão estar os aperitivos. Guacamole (puré de abacate com sumo de limão ou lima, coentros, cebola, alho e chile) com nachos (triângulos crocantes de milho frito) é um couvert que costuma receber os amigos numa mesa mexicana.

Enchiladas e tacos - que tanto podem ser de carne como vegetarianos, tudo depende do recheio - poderão servir como prato principal. Esta grande família de pratos mexicanos tem por base o milho, um cereal cujos vestígios no México remontam há mais de 6 mil anos. O milho era de tal forma glorificado pelos povos autóctones que a exactidão do calendário azteca estava relacionada com o ciclo agrícola deste cereal.

2011-04-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora