Ninguém leva a mal...

A Festarola é uma loja que, tal como o nome indica, se dedica a tudo o que seja festivo.
Existe há 13 anos mas tem ligações a uma tradição secular (desde 1889) da família de um dos sócios.
Fica no Estoril, na Rua Samuel Gonçalves Sanches, 40 A. (Tel.: 21 466 17 67) e vende tudo o que diga respeito ao Carnaval. Desde máscaras mais ou menos medonhas....
... a fatos completos e perucas a condizer.
Os acessórios são também uma das suas imagens de marca e nem as partidas carnavalescas poderiam faltar.
Costuma apontar-se para a Grécia e Roma Antiga a semente da festa do Carnaval. Todavia, em Portugal os registos mais antigos destas festividades remontam à Idade Média.
Como hoje, também antigamente algumas brincadeiras eram bastante perigosas e ofensivas sendo que em 1817 aparecem os primeiros editais a moderar brincadeiras.
Segundo alguns estudiosos, a palavra Carnaval tem uma origem religiosa que o relaciona com a Quaresma. Do latim, carne (carne) e vale (adeus) seria a designação da Terça-Feira Gorda.
Do latim, carne (carne) e vale (adeus) seria a designação da Terça-Feira Gorda.
Ainda do latim introitus (entrada), o Entrudo é o início do período em que o calendário religioso incita a uma pausa de 40 dias por contraponto aos excessos que se cometem durante todo o ano.
Em Portugal o Carnaval é celebrado um pouco por todo o país desde há séculos embora nos últimos anos com hábitos importados de outros países.
A desculpa é sempre a mesma e tem séculos: “É Carnaval, ninguém leva a mal.”

Máscaras, fantasias e outros adereços.

F. João Prata 2007-02-14

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora