Pelos passos do poeta
É a 3ª edição dos Passos à volta da Memória, visitas encenadas ao centro histórico da Guarda que se realizam durante os meses de verão. Este ano o tema é Augusto Gil – Um poeta na Cidade. A proposta é seguir os passos do autor do famoso poema que começa “Batem leve, levemente”.
O encontro está marcado para as 17h30 em plena Praça Velha, junto à imponente Sé Catedral da Guarda. As gentes vão-se reunindo, cochichando entre si, sem saber bem o que vai acontecer. As visitas encenadas são uma mistura entre teatro e percurso guiado que te contam histórias reais através de personagens mais ou menos ficcionadas.
Com texto e encenação de Antónia Terrinha, e interpretação do ator André Amálio, esta edição dos Passos à volta da Memória leva os participantes num passeio pelas velhas ruas do centro histórico da mais alta cidade de Portugal, guiado por Augusto Gil (1870-1929), poeta que aqui viveu durante quase toda a sua vida, autor do bem conhecido poema intitulado Balada da Neve.
O percurso tem início na casa que o poeta habitou, situada na rua que leva o seu nome, mesmo por trás dos balcões da Praça Velha. Depois embarcamos numa viagem pela história da parte mais alta da cidade, que chega ao fim na escadaria do Largo Frei Pedro.
Este percurso teatralizado dá a conhecer figuras locais e do imaginário da cidade, bem como sítios e histórias que o tempo não apaga e que fazem parte da cultura local. Em cada sessão é distribuído o pequeno livro Brinde Baeta Dias, com poemas de Augusto Gil, reimpresso para este evento.
Passos à volta da Memória – Um poeta na cidade
Em julho e agosto, de terça a sábado, às 17h30.
A participação é gratuita e as sessões têm início na Praça Luís de Camões (Praça Velha). Não é preciso reservar, basta aparecer.
www.facebook.com/culturguarda.guarda
Céu Coutinho 2013-07-16