Monstra 2015

Há 15 anos a animar Lisboa

No ano em que celebra o 15º aniversário, o Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa apresenta-se maior do que nunca, com mais filmes, novas salas e muitas novidades. Só a América Latina, a convidada deste ano, exibe 75 curtas e longas-metragens, que se juntam a várias estreias absolutas, a uma homenagem ao estúdio japonês Ghibli e à Monstrinha. De 12 a 22 deste mês há animação para todos na capital.

2015 promete ser o ano de todos os recordes na Monstra. Mais de 470 filmes de 68 países, exibidos ao longo de 11 dias, trouxeram ainda mais impacto ao maior festival de cinema de animação da capital. Desta vez não há só um país convidado mas vários em representação da América Latina. Só esta região irá apresentar 75 filmes, entre clássicos e estreias absolutas, curtas e longas metragens.

Mas a viagem ao mundo da animação passa por muitas outras latitudes, desde a Grã- Bretanha, de onde chega a estreia em filme de A Ovelha Choné (realizadores e produtores vão marcar presença na apresentação) ao Japão, com especial destaque para a homenagem a Isao Takahata, um dos criadores dos estúdios japoneses Ghibli. Portugal também não podia deixar de marcar presença e entre os filmes mais recentes estará, por exemplo, Papel de Natal, estreado no final do ano passado.

Já a competição de longas-metragens arranca com um filme espanhol – Pos Eso – enquanto a secção Históricos recordará, por exemplo, a produção francesa Le Roi et L `Oiseau, de Paul Grimault. Paralelamente, decorre também a Monstrinha, com sessões destinadas às crianças (e às famílias) durante os dois fins de semana em que decorre o festival.

Entre as novidades, destaque para o Cinema mais pequeno do Mundo, numa sala com capacidade máxima de nove pessoas que exibirá (de 15 em 15 minutos) várias curtas até dois minutos. Além   das habituais sessões ao ar livre no Jardim da Estrela e Largo do Intendente haverá também um cinema drive-in, instalado no Parque Mayer, bem como uma exposição na Casa da América Latina,  workshops ,  marterclasses com realizadores convidados.

A maior parte dos eventos divide-se entre o Cinema S. Jorge, o Cinema City e o Cinema Ideal e os bilhetes custam 4€. Depois da capital o Monstra faz-se à estrada e passará até julho por mais seis localidades nacionais: Porto, Gouveia, Coimbra, Portalegre, Santarém e Ponta Delgada. Até ao final do ano haverá também sessões em várias cidades do resto do Mundo, como Arras, em França, ou Buenos Aires, na Argentina.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-03-11

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora