Sopra o vento, gira a mó e abrem-se as portas
Durante três dias, 337 moinhos de 65 concelhos do país estarão abertos ao público para visitas guiadas, demonstrações de moagem, workshops de pão e conversas com antigos moleiros, entre outras iniciativas, todas gratuitas. Movidas a vento, a água ou a tração animal, estas estruturas tradicionais voltam a ganhar vida para recuperar as memórias de outros tempos. Na quinta feira (dia 7) ou durante o fim de semana (9 e 10) descubra a arte e o engenho dos nossos moinhos.
O Dia Nacional dos Moinhos, celebrado todos os anos a 7 de abril, volta a servir de pretexto para a iniciativa Moinhos Abertos que, mais uma vez, prolonga as iniciativas até ao fim de semana mais próximo. Na 10ª edição, organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, participam 337 moinhos em 155 núcleos moageiros, distribuídos por 65 municípios, cada um com o seu programa próprio de atividades.
Como sempre, são todas grátis, mas algumas estão sujeitas a marcação prévia já que vários locais abrem de propósito para esta ocasião. Entre tantas opções - veja aqui a lista completa - escolhemos 18 espaços (um por cada distrito participante) que estarão de portas abertas à sua espera:
Moinhos da Montaria – São Vicente da Montaria – Viana do Castelo
O centro de interpretação deste núcleo com 14 moinhos organiza uma vista guiada (dia 7) que revela a tradição molinológica de Lourenço da Montaria e da Serra d’Arga, com destaque para alguns objetos que caíram em desuso, como é o caso do fole. Os visitantes poderão ainda conhecer os percursos pedestres (sinalizados) que rodeiam os moinhos.
Contacto: 965 200 861 (Sr. Manuel Palma)
Moinho de Casca de Carvalho – Aboim/Fafe – Braga
Nos dias 7 e 9 de abril realizam-se visitas guiadas a este moinho (e ao museu), outrora utilizado para extrair a casca do carvalho, atividade de meados do século passado que abastecia as grandes fábricas de cortumes existentes no concelho vizinho de Guimarães.
Contacto: 964 799 753
Moinhos Mineiros de Tresminas – Vila Pouca de Aguiar - Vila Real
Durante o fim de semana haverá visitas guiadas e dramatizadas nos dois moinhos que replicam a mineração romana de ouro. Será demonstrado o processo de trituração e moagem de xisto utilizado durante a extração do minério.
Contacto: 259 419 100
Moinho de Vento de Carrazeda de Ansiães – Bragança
Haverá visitas guiadas destinadas à observação do modo de funcionamento deste moinho, situado junto à estrada nacional 214.
Contacto: 278 610 200 ou 278 098 000
Moinho do Belmiro – V.N. Gaia - Porto
Estão previstas demonstrações de moagem artesanal nos dias 7, 9 e 10 que explicarão o funcionamento deste moinho de água de rodízio, situado nas margens do rio Febros, no atual Parque Biológico de Gaia.
Contacto: 227 878 137
Moinho de Lograssol – Mealhada - Aveiro
Uma exposição de fotografia, uma mostra de produtos agrícolas, demonstrações de cozedura do pão com a antiga moleira e workshops são algumas das atividades que preenchem o programa do dia 7. Durante o fim de semana haverá também uma tasquinha com produtos regionais e a caminhada “Percurso da água”.
Contacto: 231 200 980
Moinhos do Rio Castelo – Nelas - Viseu
Depois de uma caminhada temática pelos moinhos do Rio Castelo realiza-se um workshop de produção de pão na Casa dos Senas que explicará o ciclo deste alimento, desde a moagem do grão em farinha até à produção da massa.
Contactos: 963707371 (CMN)
Moinho da Quinta da Tapadas - Sandomil/Seia – Guarda
A manhã do dia 7 será destinada ao público escolar, que fará uma visita ao moinho e uma atividade de limpeza de lixo na zona envolvente, enquanto à tarde o público sénior terá um workshop sobre os carolos na culinária regional, seguido de degustação e visita.
Contacto: 238 316 276
Moinhos de Penacova – Coimbra
Penacova celebra o dia dos Moinhos Abertos no domingo com um roteiro pelos vários núcleos de moinhos do concelho. Na Aveleira, com a presença do moleiro, Sr. Arménio, visita-se a azenha e o moinho de vento. Em Gavinhos, com a colaboração do moleiro Sr. Lino, os participantes vão ter acesso ao processo de moagem do cereal, seguido de um almoço. Haverá ainda uma passagem pela Portela de Oliveira, para visita ao Museu Vitorino Nemésio. Por fim e já na Serra da Atalhada, visita-se um moinho ainda em funcionamento e outro recuperado para turismo rural, onde terá lugar uma prova de degustação de produtos locais.
Contacto: 916 228 633 (Rita Ribeiro)
Moinho dos Carvalhos – Proença-a-Nova – Castelo Branco
No dia 7 é inaugurada uma exposição sobre moinhos e no fim de semana haverá uma visita guiada a dois moinhos em funcionamento, além de degustações de produtos regionais onde se inclui a broa e pão caseiro com cereais moídos de forma tradicional.
Contacto: 274 671 780
Moinho dos Hipólitos – Amoreira/Óbidos -Leiria
No dia 7 haverá visitas guiadas e demonstrações de funcionamento do moinho. No fim de semana, a junta de freguesia local organiza um passeio pedestre com passagem por este moinho e pela Casa do Forno (para cozer o pão no forno de lenha), além de uma exposição de fotografia, um almoço tradicional e animação musical.
Contacto: 262 969 334 (Junta de Freguesia de Amoreira)
Moinho do Fidalgo – Poço dos Negros/Almeirim – Santarém
Além da visita ao moinho agendada para quinta feira (dia 7), sábado é inaugurada a Exposição "Cereais da Ribeira de Muge: do Canteiro à Mesa", e no domingo realiza-se a atividade “Conversas no Moinho” com a bióloga Sónia Colaço sobre "A Valorização do Património Ambiental Ribeirinho".
Contacto: 934 811 300
Moinho de Foros do Arrão – Ponte de Sôr – Portalegre
Durante o fim de semana haverá uma visita guiada excecional (pré-inaugural) ao moinho de vento recentemente recuperado. Inclui interação com figurantes e funcionamento de uma moinhola (moinho manual) em que as crianças irão moer o seu próprio milho. No final, cada criança levará para casa uma saqueta de farinha de milho e uma receita de cup cakes para confecionarem em família.
Contacto: 214 324 358 (Etnoideia)
Moinho do Boneco - Moita dos Ferreiros/Lourinhã – Lisboa
O dia 7 está reservado a visitas escolares e de outras instituições mas no fim de semana haverá visitas guiadas (em português ou inglês) acompanhadas pelo moleiro, além da exposição “Rimas ao Vento”, sobre poesia popular dedicada aos moinhos.
Contacto: 912 830 954
Moinhos de Alburrica e do Jim – Barreiro – Lisboa
No Moinho Nascente de Alburrica, na Praia Fluvial de Alburrica, irá decorrer, a 7 de abril, a Conferência “Moinho Gigante de Alburrica, um exemplar único na história da indústria portuguesa”. Segue-se uma conversa informal sobre o funcionamento do moinho e o seu lugar na memória popular e operária da cidade do Barreiro.
No Moinho do Jim, na Avenida Bento Gonçalves, também no dia 7, decorre a atividade, dirigida aos alunos do 1º ciclo, “Brincar com Moinhos”, que inclui interação com figurantes e o manuseamento de um moinho manual.
Contacto: 212 068 056 (Margarida Lince)
Moinho da Longueira – Odemira – Beja
Este moinho de vento, situado no centro da aldeia de Longueira, estará aberto para visitasnos dias 7, 9 e 10, das 10 às 17 horas. Na quinta feira, às 16 horas, haverá uma atuação do Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes.
Contacto: 283 320 900
Moinho Ti Casinha – Querença/Loulé – Faro
No sábado, às 14 horas, começa uma visita ao moinho para observação do seu funcionamento e aproveitamento da farinha. No final será confecionado pão num forno a lenha, seguido de degustação.
Contacto: 914 037 358
Moinho do Pascoal 2 – Ribeira Grande/Açores
Este moinho de ribeira, situado na localidade de Matriz (concelho de Ribeira Grande) estará a aberto no dia 7 para visitas e demonstrações de moagem.
Contacto: 914 744 589
Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-04-06