Madeira

Atlântica e cosmopolita

Com uma floresta (Laurissilva) classificada pela Unesco, uma cidade vibrante e histórica (Funchal) e uma praia paradisíaca com nove quilómetros de areia fina e dourada (Porto Santo), o arquipélago da Madeira deslumbra o visitante com os seus ambientes mediterrânicos em pleno Atlântico, os seus tesouros artísticos e arquitetónicos, a animação das festas e os espetáculos grandiosos. A frente marítima é o coração do Funchal, destino internacional de renome. À volta, há locais de visita obrigatória: a subida ao Pico do Areeiro, passando pelo sítio do Monte, a estrada para a costa Nordeste, até Santana (com as típicas casas de cobertura de colmo), com passagem por Porto da Cruz e Faial; a costa noroeste, pela Ribeira Brava, subindo à Encumeada, descendo a São Vicente, e contornando o litoral até Porto Moniz. Na costa sudoeste, a Calheta e Centro de Artes da Casa das Mudas (hoje Museu de Arte Contemporânea), e os sítios do Paúl do Mar e do Jardim do Mar. E ainda as levadas, antigos canais de irrigação onde se fazem percursos pedestres. A não perder o promontório do cabo Girão, nas proximidades de Câmara de Lobos, a 580 metros de altura, uma das formações mais espantosas do arquipélago.
 
Pratos Típicos
Abundantes na costa madeirense, o peixe-espada e o atum são reis na gastronomia local. Os pratos mais emblemáticos são os filetes de peixe-espada (tipicamente servidos com banana) e o bife de atum. Uma bela caldeirada, aqui conhecida por fragateira, faz brilhar variadas espécies piscícolas. Cracas, caramujos e lapas são petiscos de eleição para saborear o mar, de preferência junto ao mesmo. Nas carnes, o protagonismo vai inteirinho para a espetada madeirense. A carne em vinha d´alhos também marca presença assídua.

Em destaque:

Bife de Atum
Abundante na costa madeirense, o atum é um dos peixes mais importantes na gastronomia local. A pesca do atum foi uma das atividades económicas fundamentais na região antes da explosão turística. Apresenta-se geralmente sob a forma de bife, assado ou cozido, e acompanha com milho ou batata-doce.
 
Filete de Espada com Banana
O peixe-espada tem um papel central na cozinha madeirense. Frito, em filetes, é muito apreciado, sendo este um dos pratos mais emblemáticos da ilha. Acompanha geralmente com a típica banana madeirense e/ ou com molho de maracujá.
 
Espetada Madeirense
A clássica espetada com pedaços de carne de vaca é um dos emblemas gastronómicos da Madeira. Antigamente era assada em paus feitos a partir de ramos de loureiro, cujo aroma se transmita à carne. Com o tempo, estes foram substituídos pelos espetos metálicos. No passado a espetada era uma iguaria degustada apenas nas festas e romarias. O primeiro restaurante de espetadas da Madeira (As Vides) foi criado na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, na década de 1950.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

 DOPs
Anona da Madeira DOP
Fruta sub-tropical exótica pertencente à espécie Anona cherimolia Mill. É cultivada até uma altitude de 550 metros acima do nível do mar, na costa sul, e até 280 metros na costa norte. Fruto de dimensões generosas, de pele lisa ou escamosa. Tem um sabor distinto e agradável, ligeiramente doce. O seu cultivo foi introduzido no arquipélago no século XVII pelos madeirenses que voltavam da América do Sul.

Banana da Madeira
A introdução do cultivo da banana no arquipélago data de meados do século XVI. De casca amarela, pequena dimensão e doce sabor, a banana madeirense é um verdadeiro ícone nacional. Para além de ser consumida ao natural, como sobremesa, é utilizada como acompanhamento de alguns pratos da gastronomia local.

 
 
Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora