Loja-museu do whisky

Na Whisky & Co vagões de comboios, tanques de bombeiros e até carros desportivos não têm os depósitos cheios de combustível como se poderia pensar, mas de... whisky.
Estes são apenas alguns dos cerca de 11 mil itens diferentes que fazem parte da colecção privada de Alfredo Gonçalves, começada há mais de 43 anos em Angola...
... e que em Dezembro de 2005 foi reconhecida pelo Guinness World Records. A colecção começou por acaso com as compras a dobrar, talvez por ser difícil conseguir-se whisky em África naquela altura.
O método era simples. Uma garrafa era para beber, a outra para guardar. Uma das quatro garrafas catalogadas mais antigas do mundo (que nem sequer ostenta uma data) encontra-se aqui...
... nesta loja e museu (situado em Lisboa, entre o Campo Pequeno e Entrecampos) dedicados a esta bebida.
Três salas compõem este museu (com acesso pela loja que existe há 5 anos) onde curiosamente se encontram duas marcas portuguesas de whisky que já nem sequer existem.
O whisky Ricardo e o Old Anchor (feito na fábrica Âncora dos licores) são dois casos raros. Mas o que dizer de marcas do Sri Lanka, Malásia, das Ilhas Maurícias ou da Suécia, por exemplo?
Venha o whisky numa garrafa de cerâmica, vidro ou cristal... Para comprar, e aqui já estamos na loja, há cerca de seis centenas de referências da Escócia, Irlanda e claro dos Estados Unidos.
O que muita gente não sabe é que o Japão tem cartas a dar nesta área. Quem não se lembra do filme “Lost in Translation” onde a personagem de Bill Murray foi ao Japão para gravar um anúncio de whisky?
A dita marca existe mesmo, é esta e tem tradição desde 1899. Uma outra curiosidade para os lusos: é que também se utilizam cascos de vinho do Porto e da Madeira como acabamento de um lote de whisky.
No capítulo dos raros e mais caros ponha-se os olhos nesta garrafa, a mais valiosa da loja à venda por 3500 euros. Para momentos mmmuuuuuiiiito especiais.
Os apreciadores sabem, um bom malte não pede por gelo, devendo antes ser bebido à temperatura ambiente e com o acompanhamento de uma água mineral para abrir os sabores...
Fazendo jus ao sobrenome da loja (Companhia) é possível ainda comprar toda uma gama de velas, sabonetes, chás, chocolates, com a qual o whisky tem algum tipo de ligação.
A Whisky & Co organiza ainda eventos privados em que o whisky é o tema central. Mas numa simples visita pode ainda fazer uma prova e folhear as páginas de algum livro da especialidade.

Para apreciadores.

F. João Prata T. Paula Oliveira Silva 2007-03-14

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora