Nos últimos anos, algumas linhas de comboio desactivadas têm sido transformadas em ciclovias e ecopistas. É uma nova vida para estes itinerários que se transformam em percursos com potencial turístico e atraem, cada vez mais, os adeptos das caminhadas e dos passeios de bicicleta. Fique a conhecer dois desses percursos, um a Norte e outro a Sul.
Ecopista do Rio Minho
Um belíssimo trajecto pedestre ou de bicicleta, entre os arredores da estação de caminho-de-ferro de Valença e o parque da Senhora da Cabeça, a 3 km de Monção, sempre com as belas paisagens do rio Minho como companhia.
A antiga Casa da Vigia da Linha, na Ponte Seca, em Valença, foi remodelada para receber o Centro de Interpretação da Ecopista. Junto ao Apeadeiro de Cortes, em Monção, foi construído um novo edifício para as mesmas funções. Estas estruturas servem de acolhimento aos utentes da ecopista, com parques de estacionamento, zonas verdes, painéis informativos e de interpretação da via. Nos espaços das antigas estações foram recuperadas as casas de banho e os abrigos para apoio aos utentes. A antiga estação de Friestas, aproximadamente a meio do percurso da ecopista, sofreu uma intervenção mais alargada que incluiu a criação de um parque de estacionamento e de uma zona de lazer. Em Friestas foi construído um abrigo em madeira, segundo a traça do antigo Armazém Ferroviário, para apoio à zona de lazer.
2011-06-08