Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência

Sabor a tradição

Ao entrar na época da lampreia, dezenas de restaurantes de seis concelhos do Vale do Minho renderam-se ao sabor deste ciclóstomo pescado no rio Minho. Todos os fins-de-semana de Fevereiro e Março a lampreia é rainha. Os apreciadores fazem autênticas romarias para provar o afamado petisco.

As câmaras municipais de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço, em parceria com a Adriminho vão promover a lampreia do rio Minho, uma iguaria de excelência, associada ao património natural, histórico e cultural da região.

A riqueza da gastronomia minhota advém da evolução e da fusão entre a comida de origem popular, as refeições de solar e os pratos de restaurante que já no século XIX tinham boa fama, tudo isto ancorado numa cozinha marcada pela diversidade intra-regional: à moda de Valença, de Viana, de Braga…

Esta é uma excelente oportunidade para saborear um dos pratos mais genuínos da gastronomia minhota. Ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de preparar a lampreia é com arroz ou estufada. Outra forma apreciada é degustá-la após uma marinada em vinho verde tinto. Também poderá experimentar ensopada e servida com pão frito, de cabidela ou à bordalesa.

A lampreia do rio Minho pode medir mais de um metro, e como, com a construção de barragens e açudes, esta espécie se torna cada vez mais escassa, um simples ciclóstomo pode ascender a cerca de 100 euros.

Confrades da lampreia e animação

Esta iniciativa, feita no âmbito da Rede Intermunicipal de Promoção da Lampreia do Rio Minho, tem como objectivo promover a restauração mais típica da região. Assim sendo, pretende-se ainda certificar este produto gastronómico através da criação da Confraria da Lampreia do Rio Minho.

Os concelhos apostam na complementaridade da animação cultural e recreativa. Durante estes fins-de-semana poderá participar em corsos carnavalescos, trilhos pedestres com o rio no percurso e visitas guiadas.

Encontrará ainda os museus abertos, exposições sobre as artes tradicionais de pesca da lampreia no rio Minho, o 33º Rally à Lampreia e, claro, mostras da lampreia, com degustação e provas de vinhos.

Mara Cavém 2010-02-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora