Jardins Efémeros – Viseu

Viver e pensar a cidade: um lugar com gente dentro

A terceira edição dos Jardins Efémeros - um programa de intervenção cultural a decorrer em Viseu de 22 a 28 de julho - pretende levar os viseenses ao centro da sua cidade através da arte. Com maior duração e um espaço mais alargado - às ruas Direita, Formosa e do Comércio, ao Mercado 2 de Maio e ao Adro da Sé – são mais de uma centena de manifestações culturais a acontecer em Viseu. Da dança ao teatro e à música, passando pela pintura, instalações multimédia, oficias e conferências, até chegar à gastronomia, o programa é vasto e o palco vai ser sempre a “rua”. 

Fique com algumas sugestões:

Esta Rua não Acaba Aqui
Valorização do comércio tradicional da Rua Direita. 15 lojas em pleno centro histórico (papelaria, livraria, bazar, drogaria, loja de fotografia, sapataria, etc..) foram intervencionadas nas suas fachadas e interiores chamando potenciais clientes ou apenas curiosos ao seu interior. Projeto da arquiteta Joana Astolfi e de 20 alunos ligados às artes.

Nada a Fazer?
A organização lança o desafio a artistas nacionais e estrangeiros para fazerem uma reflexão sobre o centro histórico de Viseu. O projeto pretende equacionar, através das artes, o que
se pode fazer para promover o retorno a um “centro esvaziado”. As obras propostas pelos artistas (som, fotografia, vídeo) ou performances, instalações, intervenções ou ações
temporárias, estão patentes num edifício da Rua D. Duarte.

A Minha Cidade é o Meu Jardim
Cada um pode contribuir para transformar a cidade de Viseu num enorme jardim. O desafio é lançado à população e lojistas para criarem ou recriarem jardins nas varandas ou
canteiros nas suas próprias casas.

O Mercado do Efémero (Mercado 2 de Maio)
De 26 a 28 de julho, das 17h às 23h30
Aberto aos novos criadores e amantes do “vintage”, um complemento ao comércio tradicional do centro de Viseu. É possível comprar/vender artigos como vinis, cassetes, livros e produtos vintage transformados em objetos contemporâneos.

Cozinhas Comunitárias
Espaços preparados para experiências gastronómicas. De segunda a sexta-
feira, entre as 17h e as 23h.

Concertos e DJ sets
Durante os sete dias do evento destaque ainda para os concertos e DJ sets que acontecem diariamente. Dictaphone, Dirty Coal Train, Filho da Mãe, Savannah e Sensible Soccers são alguns dos nomes que vão atuar em vários palcos espalhados pelo centro histórico. O claustro do Museu Grão Vasco e as igrejas da Sé e da Misericórdia são exemplos de espaços que servirão de palco a estas experiências.

Cinema ao Ar Livre (CAL)
Noites de 22 a 25 de julho, entrada livre
Em simultâneo com os Jardins Efémeros realiza-se o CAL. Existente desde 1982, é uma das atividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade. A abrir o cartaz, na primeira noite vai ser exibido o filme Amigos Improváveis e na seguinte, A Invenção de Hugo. Dia 24 é a vez de Vistacurta 2013 - Festival de Curtas de Viseu (com entrega de prémios) e encerra o cartaz Moonrise Kingdom.

Consulte o programa aqui:

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora