Hotel da Estrela – Lisboa

Situado no bairro lisboeta de Campo de Ourique, o Hotel da Estrela ocupa um palácio do século XVIII que serviu de escola durante mais de 100 anos. Hoje, é uma unidade de charme com 4 estrelas.
O átrio é dominado pelo imaginário das escolas de antigamente e o mesmo acontece nos restantes espaços do hotel, decorados por Miguel Câncio Martins.
Livros antigos, material escolar e um busto de Fernando Pessoa fazem-nos companhia no bar junto à recepção. Aqui o mobiliário antigo alia-se ao design contemporâneo de outros elementos.
Qual será a fórmula matemática para uma noite bem dormida? Muito conforto + uma cama Hästens x silêncio absoluto. Comprove o resultado no Hotel da Estrela.
Os tampos de secretária com cábulas ou declarações de amor que emolduram as paredes são um dos elementos mais originais dos quartos do hotel.
O pequeno-almoço é servido no espaço do restaurante do hotel – a Cantina da Estrela. Mais uma vez, um quadro de ardósia dá-nos os bons dias.
A cantina da Estrela é um “restaurante de bairro” dirigido pelo chefe Luís Casinhas, que privilegia a cozinha portuguesa e mediterrânica.
Os elementos escolares estão presentes em todo o restaurante, transformado numa espécie de sala de aula.
Parte do serviço do restaurante (e do hotel) é assegurado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que fica paredes-meias
A bochecha de vaca com gnochis é um dos pratos servidos na Cantina da Estrela que podem ser degustados também noutras casas do Grupo Lágrimas, como o Restaurante do Terreiro do Paço, também em Lisboa.
A ementa traz uma surpresa. É que no final da refeição será o cliente a decidir quanto vai pagar, mediante um valor mínimo e máximo sugerido à partida. Aqui, o preço é mesmo à vontade do freguês.
Junto ao restaurante há um bar com decoração contemporânea e ambiente descontraído. Lá fora, a esplanada é uma boa alternativa para as noites mais quentes.
A Basílica da Estrela que se avista do jardim e de alguns quartos é apenas um dos locais de visita a dois passos do hotel. Motivos de interesse não faltam nas redondezas.
No final da estadia pode deixar a sua apreciação sobre o hotel no quadro de ardósia do átrio. “Mais do que memórias, levamos cores sons, melodias de sentimentos estrelares”, disse alguém à saída.

Escola de Afectos

Nelson Jerónimo Rodrigues 2011-08-31

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora