Homeopatia

O que é isso?

Cá estamos nós uma vez mais a falar-te de coisas estranhas com nomes não muito comuns. Todavia, até que nem podes reclamar muito que pelo menos da palavra homeopatia já deves ter ouvido falar nem que seja pelos meios de comunicação social que volta e meia invadiam-nos com a polémica sobre se a homeopatia deve ou não ser uma ciência médica reconhecida. Uma luta de séculos e séculos de História. Pelos vistos em Portugal essa situação já está ultrapassada. A Assembleia da República votou unanimemente, legalizando a homeopatia, acupunctura, osteopatia, naturopatia e outras medicinas não convencionais. Este modo muito particular de entender a saúde (e a doença) no Homem tem passado por épocas de descrédito mais por parte da comunidade médica da “medicina convencional” que pelos pacientes crentes neste sistema natural de medicina que cada vez vão sendo mais em todo o mundo. As raízes históricas da homeopatia foram encontradas no século IV a.C no “princípio da semelhança” de Hipócrates desenvolvido posteriormente apenas no século XVIII por Samuel Hahnemann. E em que consiste especificamente? Aguenta aí um pouquinho.

O nome homeopatia deriva do grego “homoios” que quer dizer “igual ou similar”, daí que esta terapêutica veja o ser humano como um todo e não como algumas terapias que tratam os sintomas isoladamente. Por essa razão, pessoas com a mesma doença podem ter que ser tratadas com medicamentos diferentes. Faz sentido, não?

Como tal, uma consulta homeopática é, em muitos aspectos, diferente de uma consulta tradicional. Para ponto de partida, ao médico homeopata interessam não só os sintomas comuns à doença mas também os sintomas particulares que cada doente manifesta.

Depois a consulta é uma espécie de confissão. E se com o padre da paróquia volta e meia até lhe mentias, aqui nem penses fazer o mesmo. Prepara-te para perguntas básicas sobre a tua vida. Antes de mais é um exame interior. Como é que te comportas em família ou no trabalho, se és uma pessoa ansiosa, alegre, que tipo de sono costumas ter, qual a alimentação que segues, se gostas de comida muito picante ou se picante só mesmo os sonhos...

Descoberto o problema, o próximo passa é a medicação. Os remédios homeopáticos contêm quantidades muito reduzidas das substâncias originais. Mas espera lá que nem tudo é o que parece. Segundo esta ciência, imiscuir o princípio activo de das substâncias puras sejam elas de origem vegetal, animal ou mineral, em grandes diluições não só aumentam o poder curativo como evitam efeitos secundários e não provocam habituação.

Como os remédios homeopáticos não provocam alergias têm tido muito sucesso no tratamento de doenças do foro alérgico como asmas, um facto que até a medicina alopática (a chamada convencional) reconhece.

Experimenta, se te sentires bem não vais querer outra coisa. Já agora fica com o link da Associação Portuguesa de Homeopatia.

http://www.homeopatia-aph.pt

Paula Oliveira Silva 2004-01-13

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora