Guia de sobrevivência nos santos

Chegaram os santos populares e com eles foi-se o sossego. Renda-se às tradições e junte-se à festa, seja ela em honra de que santo for. Mas como nem tudo são rosas, ou manjericos, neste caso, deixamos-lhe alguns truques de sobrevivência para que se possa divertir até de manhã sem nenhum tipo de chatices.

Antes de sair de casa
A prevenção para uma noite bem passada começa em casa. Primeiro que tudo, pense na roupa que vai vestir. Lembre-se que está calor, que vai para o meio da confusão, que vai ser uma entre milhares de pessoas e que se vai fartar de andar e dançar. Sendo assim, nada melhor que roupa simples, leve e fresca.

Nos pés nem pense em pôr saltos altos ou chinelos! Depois vai passar o tempo todo a queixar-se das bolhas e dos eventuais cortes. É que nestas noites há sempre muita garrafa partida no chão e, além disso, ainda lhe pode calhar como par no bailarico um verdadeiro pé de chumbo. Por isso não arrisque. Sapatos confortáveis e fechadinhos, se faz favor.

O que levar
Apenas o essencial. Muita gente na rua, já sabe como é… Leve umas notas no bolso (não levante dinheiro à última hora), um documento que o identifique (não vá o diabo tecê-las!) e os óculos de sol. À noite não vai precisar deles, é certo, mas quando for para casa, já de manhã e com o sol a despontar, vai ver o bem que lhe sabe ter os olhos protegidos!

Combinações antecipadas
É muito provável que na noite da folia tenha alguma dificuldade em usar convenientemente o seu telemóvel. Ou porque há falhas de rede ou porque o barulho é tanto que não se ouve nada do outro lado… Sendo assim, aconselhamos que combine tudo com os seus amigos com alguma antecedência. Marquem um sítio de fácil acesso e uma hora exacta para que a noite possa começar da melhor maneira.

Jantar
Hoje é dia de comer sardinha gorda a pingar na broa! A acompanhar, uma malga de vinho tinto. E o que não faltam são sítios onde possa apreciar estes petiscos mas já sabe que nestes dias os preços são “ligeiramente” inflacionados. Uma forma fácil de poupar alguns trocos e fugir à confusão é juntar-se aos seus amigos e jantarem em casa de um deles. Dividem as despesas, divertem-se a assar sardinhas e jantam descontraidamente, seguindo mais tarde para a festa.

Ana Filipa Picoto 2010-06-09

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora