Grémio - Lisboa

Um segredo desvendado

Há um segredo em Telheiras. Tem estado relativamente bem guardado mas nós resolvemos desvendá-lo. E este segredo tem duas faces: um espaço muito bonito e recatado, por um lado, um prato muito especial, por outro.

Falamos do bar-restaurante “Grémio”, escondido no meio dos modernos edifícios do bairro residencial de Telheiras, que serve o famoso Entrecôte a Café de Paris, prato originário do conhecido restaurante com o mesmo nome, em Genéve. Ora, o que esta boa gente do Grémio nos proporciona é o mesmíssimo prato, sem tirar nem pôr, mas a um preço muito mais em conta, já que poupamos o dinheiro da viagem até à Suiça.

Para os menos familiarizados com estes requintes, em que consiste afinal tão distinta iguaria? Trata-se de um entrecôte (que é como quem diz, um bife retirado da parte das costelas) acompanhado de um delicioso molho (e aqui é que reside o cerne do segredo), criado por Madame Bouvier nos longínquos anos 30 do séc. XX. Os ingredientes que o compõem permanecem no segredo dos deuses. Daí que haja muitas imitações e versões do Entrecôte a Café de Paris mas pouca fidelidade ao original. Fidelidade essa que o “Grémio” garante, já que o molho vem directamente de Genéve, todas as semanas.

O entrecôte apresenta-se disposto numa travessa metálica que vai à mesa sobre um rechaud individual, cujo calor faz derreter o molho, acompanhado de batatas fritas fininhas. É natural que já esteja com água na boca e a caminho do telefone para fazer a reserva. Mas leia o resto, que há mais.

Embora a filosofia do restaurante seja a do prato único, existem outras (poucas) opções para quem tiver o desplante de não querer saborear a especialidade da casa. Assim, poderá optar por um simples bife de carne argentina (frito ou grelhado), uns camarões grelhados ou um clássico bacalhau à minhota. Seja qual for a sua decisão, fique certo que será muito bem servido, com profissionalismo e simpatia, e que irá desfrutar de uma sala muito agradável, com uma decoração algo requintada mas acima de tudo confortável.

E fique ainda sabendo que, durante o período do Euro, o "Grémio” (que fica a um passo do Estádio de Alvalade) vai colocar um ecrã gigante onde poderá acompanhar todos os jogos do campeonato num ambiente de excepção. Aproveite.

Informação Detalhada

Céu Coutinho 2004-05-11

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora