Grande Lisboa

O Atlântico e o Tejo

Lisboa atrai visitantes de todos os quadrantes em busca daquela mistura única entre o antigo e o moderno, tradição e contemporaneidade, monumentalidade e becos estreitos, bairros populares e zonas chiques, tabernas típicas e restaurantes de chefs, casas de fado e bares da moda, tudo coroado por miradouros sublimes com a celebrada luz da cidade atlântica e ribeirinha a derramar-se, aberta e generosa, sobre o casario e o Tejo. Na estação do Rossio toma-se o comboio para Sintra e essa é a melhor maneira de chegar a esta vila romântica que inspirou amores, poetas e escritores. O conjunto da vila e da serra, classificado como Paisagem Cultural da Unesco, guarda tesouros de encantar - Palácio e Parque da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Monserrate ou Quinta da Regaleira.  Oeiras, igualmente acessível de comboio (linha de Cascais), brinda o visitante com uma requalificada e aprazível frente ribeirinha, com fortalezas marítimas e uma sucessão de praias abrigadas e pitorescas. O Museu de Cerâmica em Sacavém e o Museu do Vinho e da Vinha em Bucelas são duas referências fundamentais em Loures. Amadora é a cidade da banda-desenhada e da street art.
 
Pratos Típicos
Se a sardinha assada a pingar no pão é indissociável de Lisboa e dos Santos Populares, que animam a cidade durante o mês de junho, existem outros petiscos que identificam uma cozinha lisboeta. Meia-desfeita, bacalhau à Brás, pataniscas, peixinhos da horta, bife à portuguesa e ervilhas com ovos escalfados são alguns exemplos. Em Sintra e Loures, emerge uma cozinha saloia que tem origem nas hortas e pomares que abasteciam a capital de produtos hortícolas e frutas. As sopas, os cozidos e as feijoadas, com variedade de carne, enchidos e verduras, têm lugar à mesa. Em Negrais (Sintra) há tradição de leitão assado. Em Oeiras, a proximidade do mar inspira uma gastronomia onde abundam peixes e mariscos.  Por fim, na Amadora, uma curiosidade histórica e literária, referida n´Os Maias de Eça de Queiroz: o coelho guisado à Pedro dos Coelhos, afamada casa de pasto na antiga Porcalhota, e a “pratada de ovos com chouriço”.

Em destaque
 
Bacalhau à Braz
Este prato de bacalhau desfiado é uma das receitas mais populares confecionadas com o fiel amigo. Terá nascido numa tasca do Bairro Alto, pela mão de um taberneiro chamado Brás (ou Braz, na grafia da época). A fama desta iguaria estendeu-se a terras de Espanha onde a especialidade leva o nome de "revuelto de bacalao a la portuguesa".
 
Pataniscas de Bacalhau
Petisco característico das tascas lisboetas, a patanisca terá surgido do aproveitamento das aparas de bacalhau. Com arte e tempero, nasceu um dos fritos mais célebres, consumido como petisco ao balcão das tabernas mas também como prato principal, acompanhado por salada de feijão-frade, arroz de feijão ou de grelos.
 
Bife à Portuguesa
Um dos ícones da cozinha lisboeta são os bifes, cuja fama vem desde o século XIX, época em que eram uma das iguarias mais apreciadas nos cafés e restaurantes da capital. O Bife à portuguesa tem, provavelmente, origem no Bife à Jansen, da cervejaria homónima, na Rua António Maria Cardoso (inaugurada em 1870 e frequentada por Fernando Pessoa). Frito em banha, alho e louro, servido em frigideira de barro com uma fatia de presunto e batatas fritas às rodelas, é um clássico que nunca passa de moda.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.​

DOPs
Sardinha portuguesa
Fresca ou em conserva, a sardinha é consumida durante o ano inteiro. Assada na brasa, a pingar o pão, é o prato típico dos Santos Populares e do mês de junho. É ao longo dos meses de verão que a sardinha é mais apreciada, acompanhada de batata cozida com casca e salada de pimentos. Quando o tempo quente chega ao fim, restam sempre as excelentes conservas portuguesas, uma indústria tradicional em pleno renascimento, reconhecida pela qualidade de sempre e modernizada por uma imagem inovadora.
 
EVENTOS

Jardim de Verão
A Fundação Gulbenkian, em Lisboa reforça a sua programção estival. Concertos, filmes, leituras encenadas, conversas e atividades para famílias. Mais informação em gulbenkian.pt/jardimdeverao/
23/6 a 20/7

Groove Festival
O Parque Marechal Carmona acolhe mais uma edição deste festival de música que marca o arranque do verão na vila de Cascais.
23 a 25/6
 
Noite da Literatura Europeia
A zona do Carmo/Trindade, em Lisboa, acolhe a 5º edição deste serão literário que conta com a participação de 11 autores de 11 países europeus. A decorrer entre as 18h30 e as 23h30, o evento apresenta leituras contínuas, em diversos espaços. Mais informação em www.noitedaliteraturaeuropeia.pt

Festa de S. Pedro em Sintra
Se Lisboa festeja o Sto. António, em Sintra é a noite de São Pedro (de 28 para 29 de junho) que cumpre o ritual dos Santos Populares, com grande animação e sardinha na brasa pela noite fora.
28/6
3º Festival de Cinema Argentino
As Bibliotecas de Lisboa e o Cinema São Jorge recebem uma mostra de cinema promovida pela produtora Vaivem. Mais informação em http://arcinemaargentino.com/
30/6 a 9/7


Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.​

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora