Conhecimento secular e muita tradição são sinónimos de Gastronomia em Portugal. Desde pratos de carne ou peixe até às iguarias e petiscos, a gastronomia portuguesa delicia quer os portugueses quer os estrangeiros que nos visitam. Tudo é confecionado com tradição e saber e ao longo de todo o país podemos encontrar uma variedade imensa de pratos típicos de cada região.
Com grande influência mediterrânica e também atlântica, a culinária portuguesa não dispensa o famoso bacalhau ou o vinho e o azeite. São pratos como os de Bacalhau ao Forno à Portuguesa ou o tradicional Bacalhau à Lagareiro que preenchem as mesas de muitos restaurantes e lares dos portugueses.
O pão é alimento base na alimentação portuguesa e é comum ser usado para confecionar muitos pratos no Alentejo, em que as migas e açordas são muito apreciadas. Mais para o norte os métodos de confeção já são outros destacando-se a famosa Broa de Avintes ou a tão aclamada Francesinha. Com grande harmonia, o azeite condimenta todo o tipo de pratos, desde sopas a cozidos, grelhados e refugados. Fiel companheiro do bacalhau, o azeite aromatiza e delicia nos muitos pratos servidos por todo o Portugal.
E para acompanhar um bom prato só um bom vinho. De grande qualidade e reconhecidos internacionalmente, os famosos Vinho do Porto ou o Vinho da Madeira são apreciados em território nacional e por todo o mundo. Os vinhos produzidos no Douro ou no Alentejo também conquistaram o seu lugar à mesa assim como tantos outros dada a infindade de vinhos portugueses existentes em Portugal.
A par com o bacalhau não poderia faltar o delicioso Cozido à Portuguesa, prato típico português que é confecionado com uma variedade grande de enchidos, carnes, e legumes. Fabulosos, os enchidos portugueses são apreciados e usados habitualmente na composição dos pratos ou como petisco. Desde chouriços, salpicões, morcelas ou alheiras, os enchidos são por vezes também servidos como entrada para outra refeição. Com uma doçaria rica e bastante variada, a gastronomia portuguesa é também requintada e muito tradicional. Com paladares e texturas únicos, os doces tradicionais portugueses variam de região para região.
Com traços árabes ainda visíveis, o Algarve conquista com os seus doces confecionados à base de amêndoas e figos como são exemplo os Dom Rodrigo, queijos de figos entre outros. Porque o azeite e o pão são elementos essenciais na alimentação alentejana é natural portanto, fazerem parte também da doçaria desta região.
Na região de Lisboa os famosos Pastéis de Belém acompanham na perfeição a bica da manhã. Mas são muitos mais os doces confeccionados em Portugal como o Pão-de-Ló, os Pastéis de Tentúgal ou os Ovos Moles de Aveiro que deliciam a maioria. As receitas são comuns a muitas regiões dado algumas serem já seculares podendo no entanto se verificar que é possível na mesma região se produzir o mesmo prato de forma diferente e com o mesmo nome.
Em resumo, a Gastronomia em Portugal é sem margem de dúvida um dos melhores pontos atrativos, quer para quem por cá passa, quer para os portugueses em geral.
Bruno Mesquita 2014-05-29