Festas Populares

Bailaricos de Verão

Recintos de terra batida, luzes coloridas, febra na brasa e mini na mão. Quermesses, farturas, carrosséis e rifas. Isto sim, é uma verdadeira festa popular.

De norte a sul do país, não há terriola que não celebre o Verão com uma festa. Tudo serve de pretexto: homenagens aos emigrantes, festas em honra de um qualquer santo… Entre no espírito e solte o Quim Barreiros que há em si!

Logo para começar
Já no próximo domingo celebra-se o dia de Nossa Senhora da Assunção. A santa é a antiga padroeira da Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia, concelho do Alvito. E é em sua honra que se efectuam, todos os anos, as Festas de Santa Maria, estando a procissão marcada para as 18 horas de dia 14. Organizadas pelo Grupo Desportivo e Cultural da vila, a festa, que se realiza no campo de futebol, tem momentos para todos os gostos – festa da espuma; baile (sábado e domingo às 22); actuações de Dj’s e raids taurinos. As largadas de touros são típicas nas festas populares alentejanas e na Baronia não há cá excepções. Dado importante: diz a organização que as festas vão contar com um esmerado serviço de bar. Que é como quem diz: há cerveja e bifanas.

As meninas das Ermidas do Sado
De dois em dois anos, Ermidas do Sado cobre-se de milhares de flores de papel. Este é uma das formas de homenagear a padroeira da freguesia e também todos aqueles que a visitam durante as festas. A Festa de Santa Maria de Ermidas do Sado começa a ser preparada muitos meses antes para que tudo esteja pronto no dia 11 de Agosto. O ponto central da animação é o Largo do Chafariz e é dali que a festa se vai espalhando pelo resto da localidade. O culto religioso eleva-se ao seu expoente máximo no final da tarde de domingo aquando da procissão em honra de Nossa S da Conceição, padroeira da freguesia de Ermidas do Sado. É também nesse dia, a partir das 12.30h, que se realiza uma grande sardinhada aberta a toda a população. À noite coisa que não falta é animação. Estão previstas as actuações de artistas da terra (e do concelho de Santiago do Cacém), além de nomes mais conhecidos como, por exemplo, o de Fernando Alvim que será o DJ de serviço na noite que encerra as festas. Mas não é às 5 para a meia-noite... é um bocadinho mais tarde. Lá para as duas…

Ana Filipa Picoto 2010-08-11

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora