Festas de Halloween

Tenha medo, tenha muito medo...

O Halloween está à porta. Fenómeno relativamente recente em Portugal, a Noite das Bruxas tem cada vez mais expressão. A 31 de Outubro, há festas temáticas, concursos de máscaras, menus especiais e actividades de susto. O Lifecooler reuniu nem mais nem menos do que treze sugestões. Ponha o azar à prova... Bu!

A comemoração do 31 de Outubro já se chamou Samhain (o Senhor dos Mortos) quando os celtas o celebravam como o dia em que Samhain convocava todos os espíritos que tinham sido condenados a viver em corpos de animais. Festa pagã, foi abolida pela Igreja na Idade Média, mas no século XIX os irlandeses levaram a comemoração para os Estados Unidos da América. E a moda pegou. Hoje os tempos são outros e até na Europa o dia das bruxas volta a ser celebrado.

A Noite dos Mortos Vivos – Santiago Alquimista

Há mortos-vivos à solta na cidade. Mas nada de pânico, eles vão arrastar-se, lenta e dolorosamente, mas em forma ordeira, da Praça do Comércio até ao Santiago Alquimista. E pelo caminho, tencionam fazer algumas vítimas.

A Zombie Walk começa às 17.30 horas mas a marcha só começa às 19. E porque este ano a Zombie Walk se associou ao Projecto Marginal, a parada termina no Santiago Alquimista.

Aqui, há tempo para um ciclo de cinema de terror, com o tema “Eles Vivem” onde serão exibidos os clássicos “Evil Dead” de Sam Raimi e “Night of The Living Dead” de George A. Romero. As curtas “See You in My Dreams” de Miguel Ângelo Vivas e “Vincent” de Tim Burton também fazem parte do programa.

A noite termina com uma sessão de djing que vai ressuscitar os mortos do rock e do pop, com Selecta Alice e Dj Freestyleira. No vjing, está Marta Machado. Para entrar na festa, os mascarados pagam 4 euros, os restantes 5.

Na boca do lobo – Grutas da Azóia

Deixe a vassoura em casa e ponha o capacete. Na noite das bruxas, a empresa Vertente Natural – Actividades Ecológicas e Naturais, tem uma proposta arrepiante. Uma sessão de espeleologia nocturna nas grutas da Azóia, em Sesimbra. Noite cerrada, o interior de uma gruta, um susto de iniciativa. É nestas condições que os convidados terão de esculpir uma abóbora. É capaz de ser difícil, diz-nos o nosso dedo que adivinha, mas divertido. O valor de participação é de 20 euros.

Andreia Melo 2008-10-29

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora