EXPERIÊNCIA #79 - Fantasporto

A festa do cinema

Começou em 1981, é considerado pela revista norte-americana «Variety» um dos melhores festivais de cinema do mundo e realiza-se anualmente no Porto, em finais de Fevereiro.

É, sem sombra de dúvida, o maior e o mais antigo festival de cinema em Portugal. Em Fevereiro de 2010 celebrará 30 anos o que, por si só, já seria um feito notável, num país onde os projectos culturais parecem condenados a ter vida curta.
Começou como um festival de filmes de terror no velho Auditório Carlos Alberto mas, rapidamente, se impôs e ganhou dimensão, tanto nacional como internacional. Revelou cineastas desconhecidos ao grande público, de Luc Besson a Peter Jackson, dos irmãos Cohen a Peter Fleishman, de David Lynch a Lars von Trier. E, sem perder a matriz do fantástico (ela própria indissociável do cinema, como arte), alargou-se aos novos realizadores, ao cinema do extremo-oriente, ao desenho animado, numa palavra, a tudo que faz a magia do grande ecrã.
Com a entrada na idade adulta, o Festival Internacional de Cinema do Porto trocou o Carlos Alberto pelo Rivoli, bem no centro da cidade e alargou a sua programação, quer a outros cinemas portugueses, quer a outros suportes, como é o caso do DVD. A sua legião de incondicionais alargou-se e hoje já vai, pelo menos, na terceira geração. E a coisa promete continuar.

CURIOSIDADES

Retrospectivas – O Fantas não se limita a apresentar as últimas novidades, nem a fazer ante-estreias. Todos os anos há retrospectivas onde se podem rever os clássicos, numa selecção que ao longo dos anos foi incluindo preciosidades como os «Dráculas» da Hammer (com Peter Cushing vs Christopher Lee), «Nosferatu» de Murnau, «Metropolis» de Fritz Lang, a série «Mad Max» (George Miller e outros), «A Noite dos Mortos-Vivos» de George Romero, «The Thing» (John Carpenter) e muitíssimos mais.

Cinema português – Desde a origem que o cinema português tem merecido um carinho especial. Nestes últimos anos, o realizador convidado de honra tem sido português, caso de Fonseca e Costa em 2008 e de Luis Galvão Teles em Fevereiro de 2009.

Ambiente – Uma das coisas que torna o Fantas especial é o ambiente. Artistas convidados, organizadores do festival e cinéfilos confraternizam nos átrios e bares do Rivoli. Realizadores, actores ou produtores sobem ao palco antes da projecção dos filmes para dizerem algumas palavras sobre as suas obras. Segue-se um ritual tão hilariante como os assobios a Vilas Boas no antigo Festival de Jazz de Cascais: quando os colaboradores do Rivoli cruzam o palco para retirar os microfones e a tribuna, são tão aplaudidos como a pessoa que, momentos antes, ali estivera a discursar. O ambiente retoma alguma tradição cinéfila antiga, com palmas, comentários e assobios às cenas mais emocionantes.

Animação na Baixa – Numa altura em que todas as grandes cidades se queixam do despovoamento do centro, este festival consegue, pelo menos durante 15 dias, fazer reviver a Baixa Portuense. Até altas horas da noite os cinéfilos irradiam do Rivoli para os restaurantes e cervejarias das redondezas, donde regressam, inevitavelmente, para mais uma fita.

INFORMAÇÕES

A edição de 2010 do Festival Internacional de Cinema do Porto realiza-se de 22 de Fevereiro a 7 de Março no Teatro Rivoli.
Há condições especiais para os cinéfilos que queiram acompanhar a totalidade do Fantas.
Será editada uma colecção de DVD alusiva ao melhor do festival ao longo destes últimos 30 anos.
Fantasporto
Rua Aníbal Cunha, 84, sala 1.6
Porto
Tel. 222 058 819
www.fantasporto.com 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora