EXPERIÊNCIA #72 – Badoca Park

Safari alentejano

«Uma oferta turística ligada à conservação da natureza e à preservação das espécies ameaçadas».
Francisco Simões de Almeida, sócio-gerente do parque.

Inaugurado em 1999, oferece aos mais novos a possibilidade de fazer um safari sem terem de mudar de continente. De resto, a viagem a partir de Lisboa pouco mais levará que uma hora e meia de automóvel. Entre tigres, chimpanzés, cangurus, flamingos e iaques, para só citar alguns, há 650 espécies representadas, algumas das quais em vias de extinção.
A viagem faz-se de reboque, puxado por um tractor, entre sobreiros e outras árvores de grande porte, num cenário não muito diferente da savana. O combóio vai passar pelo meio de animais totalmente em liberdade, à maneira dos grandes parques africanos. Perante o entusiasmo das crianças, desfilam, quase ao alcance da mão, bichos que só conheciam da televisão ou dos livros ilustrados. Girafas, zebras, gnus, búfalos e avestruzes são alguns dos mais apreciados.
Depois, é só passar pelas restantes atracções do parque e que vão incluir um «rafting» africano ou uma ilha dedicada aos grandes primatas. Sem esquecer, claro, a loja, onde as réplicas em peluche não faltam.

CURIOSIDADES

Começo lento – Quando o Badoca abriu as suas portas, em 1999, estavam, apenas, representadas três dezenas de espécies de animais, número que, actualmente é 20 vezes maior.

Três milhões de investimento – Os fundos europeus financiaram a expansão do parque com três milhões de euros, aplicados em novidades como a pista de «rafting» africano e a ilha dos primatas. O objectivo futuro é criar uma unidade hoteleira, com, pelo menos 80 quartos, de forma que os visitantes possam pernoitar no Badoca. Isso teria a vantagem de diversificar a oferta de actividades, já que permitiria passar a realizar safaris nocturnos, como em África.

Praias de sonho – A viagem até aos arredores de Santiago do Cacém não fica completa sem a visita à sede do concelho. Suba às muralhas do castelo e contemple a vista até ao oceano. Eventualmente assistirá ao espectáculo dos pesados comboios carregados de carvão a subirem a rampa desde Sines, puxados por duas locomotivas a diesel cujo inconfundível resfolgar se ouve a quilómetros. E não deixe de lado a História, visitando as ruínas romanas de Miróbriga, com um bem montado circuito de visita. Finalmente e porque o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina começa poucos quilómetros a sul, em São Torpes, não deixe de passar por lá. Mesmo que não seja tempo de praia, o banho de natureza vale sempre a pena. O passeio pode incluir Porto Covo e o forte do Pessegueiro, imortalizados por uma canção de Rui Veloso.

INFORMAÇÕES

Acessos
A partir de Lisboa, pela A2 até Grândola Norte e pelo IC33, na direcção de Sines.
Badoca Safari Parque
Herdade da Badoca
Vila Nova de Santo André

Tel.: 269 708 850
www.badoca.com

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora