EXPERIÊNCIA #71 – Zoo de Lisboa

Aventura em Sete Rios

«O jardim possui grande quantidade de animais, para o que têm contribuído as valiosas ofertas dos governadores das nossas colónias e de vários africanistas». Raul Proença, 1924

É um dos mais antigos jardins zoológicos da Europa, remontando a 1884. Só em 1904 é que passou para as actuais instalações em Sete Rios, em cujo projecto participaram nomes grandes da arquitectura portuguesa, com destaque para Raul Lino.

Sem perder aquilo que é essencial – as jaulas com os bichos – entrou num caminho de modernização, ganhando duas vertentes: um lado de parque de diversões concebido para toda a família (que inclui lojas, carrosséis e restaurantes) e uma vertente de educação ambiental e de protecção da natureza.

Uma das inovações dos últimos anos e que, por si só, vale a viagem é o circuito em teleférico, sobrevoando a maior parte do recinto, com algumas passagens emocionantes, como seja a travessia aérea do recinto dos leões. Depois, entre as focas, as girafas e os macacos, é só escolher o animal preferido.

CURIOSIDADES

Diversidade – Aqui estão representadas 380 espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis. É uma verdadeira lição de zoologia que também passa por um esforço de instalar melhor os habitantes do zoo e dar melhores condições de observação a quem os vem ver.

Adaptação – Desde Darwin que sabemos que a capacidade de adaptação ao ambiente é decisiva para a evolução das espécies. O sábio inglês, se pudesse, sorriria na cova, ao constatar a versatilidade do famoso elefante que tocava o sino quando lhe davam moedas. Na verdade, o simpático paquiderme não revelou, ao contrário de alguns humanos, quaisquer dificuldades com a transição dos escudos para os euros.

Quinta pedagógica – Não são apenas os grandes felinos e os gorilas a estar em evidência neste parque. No sentido de ajudar as crianças a compreender melhor a ligação entre o homem e os animais, nomeadmente os domésticos, existe uma pequena quinta pedagógica onde as cabras, ovelhas e outros bichos amigos estão ao alcance da mão.

Raridades – Acontece muito pouco e neste zoo há quase 50 anos que não se verificava tal coisa. A presença de rarísimos okapis – estranha mistura de antílope, girafa e zebra – com as respectivas crias.
Golfinhos e gaivotas – Uma das aquisições desta nova fase do Zoológico de Lisboa foi uma zona dedicada aos golfinhos, com espectáculos diários onde também participam leões marinhos. Ao lado e numa piscadela de olho às gerações de antigos frequentadores, o lago com as gaivotas a pedais, uma das poucas coisas que não mudou nos últimos 50 anos.


INFORMAÇÕES 
Acessos
Metro Jardim Zoológico
Jardim Zoológico de Lisboa
Praça Marechal Humberto Delgado
Tel. 217 232 910
www.zoo.pt

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora