Aventura em Sete Rios
«O jardim possui grande quantidade de animais, para o que têm contribuído as valiosas ofertas dos governadores das nossas colónias e de vários africanistas». Raul Proença, 1924
É um dos mais antigos jardins zoológicos da Europa, remontando a 1884. Só em 1904 é que passou para as actuais instalações em Sete Rios, em cujo projecto participaram nomes grandes da arquitectura portuguesa, com destaque para Raul Lino.
Sem perder aquilo que é essencial – as jaulas com os bichos – entrou num caminho de modernização, ganhando duas vertentes: um lado de parque de diversões concebido para toda a família (que inclui lojas, carrosséis e restaurantes) e uma vertente de educação ambiental e de protecção da natureza.
Uma das inovações dos últimos anos e que, por si só, vale a viagem é o circuito em teleférico, sobrevoando a maior parte do recinto, com algumas passagens emocionantes, como seja a travessia aérea do recinto dos leões. Depois, entre as focas, as girafas e os macacos, é só escolher o animal preferido.
CURIOSIDADES
Diversidade – Aqui estão representadas 380 espécies de animais, entre mamíferos, aves e répteis. É uma verdadeira lição de zoologia que também passa por um esforço de instalar melhor os habitantes do zoo e dar melhores condições de observação a quem os vem ver.
Adaptação – Desde Darwin que sabemos que a capacidade de adaptação ao ambiente é decisiva para a evolução das espécies. O sábio inglês, se pudesse, sorriria na cova, ao constatar a versatilidade do famoso elefante que tocava o sino quando lhe davam moedas. Na verdade, o simpático paquiderme não revelou, ao contrário de alguns humanos, quaisquer dificuldades com a transição dos escudos para os euros.
Quinta pedagógica – Não são apenas os grandes felinos e os gorilas a estar em evidência neste parque. No sentido de ajudar as crianças a compreender melhor a ligação entre o homem e os animais, nomeadmente os domésticos, existe uma pequena quinta pedagógica onde as cabras, ovelhas e outros bichos amigos estão ao alcance da mão.
Raridades – Acontece muito pouco e neste zoo há quase 50 anos que não se verificava tal coisa. A presença de rarísimos okapis – estranha mistura de antílope, girafa e zebra – com as respectivas crias.
Golfinhos e gaivotas – Uma das aquisições desta nova fase do Zoológico de Lisboa foi uma zona dedicada aos golfinhos, com espectáculos diários onde também participam leões marinhos. Ao lado e numa piscadela de olho às gerações de antigos frequentadores, o lago com as gaivotas a pedais, uma das poucas coisas que não mudou nos últimos 50 anos.
INFORMAÇÕES
Acessos
Metro Jardim Zoológico
Jardim Zoológico de Lisboa
Praça Marechal Humberto Delgado
Tel. 217 232 910
www.zoo.pt