EXPERIÊNCIA #68 – Oceanário de Lisboa

Viagem fantástica pelos mares

Quatro grandes tanques correspondentes a outros tantos oceanos. E, em cada um destes, diversos habitats, tanto de superfície, como de profundidade.

Foi uma das estrelas da EXPO’98 e já se anuncia a sua próxima ampliação. Logo de fora se percebe estar-se perante algo de excepcional. O enorme edifício, concebido pelo arquitecto norte-americano Peter Chermayeff, parece um navio imaginário, a flutuar nas águas da doca interior.
Mas a verdadeira viagem faz-se pelo interior do Oceanário. É um circuito pelos quatro grandes oceanos, ao longo dos quais vamos convivendo com a vida marinha, tanto das profundezas, como da superfície. Num instante estamos a ver tubarões. No outro é o majestoso peixe-lua que aparece a deslizar do outro lado da vitrina. Depois, mais acima, são as lontras a deslizar de barriga para cima, enquanto vão saboreando o almoço.
Quando os cientistas reconhecem que sabemos mais sobre a face oculta da Lua que sobre os oceanos – dos quais depende toda a vida na Terra – esta visita entreabre portas para esse mundo fascinante que cobre a maior parte do planeta.

CURIOSIDADES

Atlântico – O gigantesco tanque que representa o Oceano Atlântico está dividido em dois sectores: superfície e profundidade. Estão representadas diversas zonas, desde os recifes rochosos aos peixes de cardume. Sem esquecer os profundos mares que rodeiam os Açores.
Antárctico – Aqui estão em evidência os seres marinhos adaptados à vida em águas cuja temperatura pode descer até aos dois graus negativos, com destaque para os inevitáveis pinguins.

Pacífico – Em águas mais temperadas nada a fauna característica dos recifes, para além de outros vizinhos, que vão desde as enguias-lobo até aos polvos gigantes, sem esquecer os crustáceos e outros invertebrados.
Índico – No tanque representativo deste oceano são os recifes de coral que estão em evidência, bem como a população que neles se acolhe. Moreias e peixes luminescentes completam o quadro.

Em peluche – No rés-do-chão do edifício, a loja completa o circuito de visita. Aqui se podem ver versões em peluche ou plástico da maior parte dos habitantes do oceanário e de alguns dos seus amigos, a começar pelo portuguesíssimo cão-de-água.

Visitas especiais – Há programas especiais de visita, para as escolas e grupos, propondo, por exemplo, uma noite no oceanário na companhia dos tubarões.

Parque das Nações – Com o antigo recinto da EXPO’98 à disposição, muitos outros programas são possíveis, desde visitas ao recinto de bicicleta ou kart a pedais, uma viagem no teleférico, até umas horas bem passadas noutros dos museus aqui existentes, com destaque para o Pavilhão do Conhecimento integrado na rede Ciência Viva.

INFORMAÇÕES

Acessos
Metro, Linha Vermelha, estação Oriente
Comboios das Linhas de Azambuja, Norte ou Sintra, pela Estação do Oriente
Oceanário de Lisboa
www.oceanario.pt 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora