EXPERIÊNCIA #67 – Fluviário de Mora

Rio dos segredos

O parque temático que faltava para nos ensinar a compreender melhor os rios e a complexa cadeia de seres que os habitam.

Se nos fascinamos com golfinhos, tubarões e outros grandes seres marinhos, porque não havemos de olhar doutra forma para os habitantes dos nossos rios? Foi partindo desta ideia que nasceu em Mora, a 100 km de Lisboa, o Fluviário. E que, em poucos anos, se transformou num enorme sucesso.
O que esta espécie de oceanário de água doce nos propõe é uma viagem pelos rios, à procura de quem lá mora, feita desde a nascente, no meio dos montes, até às planícies que conduzem até ao mar.
É surpreendente a riqueza ecológica de um pego do Sorraia ou de um ribeiro transmontano de montanha. E é isso que somos convidados a descobrir, numa longa viagem que termina ao ar livre, junto a um tanque onde é possível brincar com os peixes e dar-lhes de comer em embalagems esféricas de ração vendidas no local.

CURIOSIDADES

Único na Europa – Inaugurado a 21 de Março de 2007 é único na Europa. Estende-se por 2.300 metros quadrados, ao longo dos quais estão representadas 70 espécies diferentes de peixes, inluindo algumas há muito desaparecidas dos nossos rios, como é o caso do lendário esturjão.
Sucessão de habitats – A viagem virtual faz-se desde a nascente até à foz. Ao longo do percurso vão sendo representados habitats característicos e, por vezes, pouco conhecidos do grande público. É o caso das quedas de água, muito oxigenadas, ou dos pegos, poços fundos no leito do rio onde, durante o Verão, se refugia boa parte da vida animal.

Rio à porta – Ou não se tratasse de um fluviário, este parque está situado nas margens da ribeira da Raia que, a jusante, há de confluir com a ribeira de Sor, gerando o Sorraia, afluente da margem esquerda do Tejo que passa em Coruche. No sentido de prolongar a lição de biologia associada à visita ao Fluviário, foi instalado a poucos metros, o Parque Ecológico do Açude do Gameiro, onde se podem passar uns momentos agradáveis de repouso e observar, agora em ambiente natural, um rio e seus habitantes.


Aproveitar a viagem – Se veio de propósito a Mora ver o Fluviário e lhe sobrar tempo, tem vários passeios possíveis. Para norte as acolhedoras margens da albufeira de Montargil não estão longe. Para leste, algumas terras alentejanas interessantes, desde Aviz com os restos do seu castelo, a Alter do Chão, onde a Coudelaria Real tem feito um esforço notável de preservação do Cavalo Lusitano.

INFORMAÇÕES

Acessos
De Lisboa, pela Ponte Vasco da Gama, EN251 para Infantado, Coruche e Mora. Na vila os acessos ao Fluviário estão bem assinalados,
Fluviário
Parque Ecológico do Gameiro
Cabeção
Tel. 266 448 130
www.fluviariomora.pt 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora