EXPERIÊNCIA #66 – Cais de Gaia

O Porto, ali tão perto

Depois de muitas décadas ao serviço da actividade portuária de mercadorias, o Cais de Gaia, ganhou nova vida transformando-se em espaço de animação e lazer.

É como na canção de Sérgio Godinho. O Porto está ali tão perto, na outra margem do Douro, enquanto a noite cai e as primeiras luzes se começam a acender. Primeiro nos cais da Ribeira, depois nos candeeiros públicos, encosta acima. Finalmente, são os projectores que se acendem no alto da encosta, dando volume e brilho a granítica sé.
Vir jantar cedo ao Cais de Gaia permite assistir a este espectáculo diário único, que nenhum «show» de luminotecnia nem nenhum ecrã conseguem reproduzir. Esta realidade ultrapassa a sua descrição ficcionada, seja em que suporte for.
E é com uma das mais bonitas paisagens do mundo à frente que encomendamos o jantar num dos muitos terraços ou num dos restaurantes envidraçados desta nova zona de recreio de Vila Nova de Gaia. Brindamos com Vinho do Porto, aqui armazenado desde há séculos, enquanto esperamos pela comida. Música ao vivo, mesas e balcões para conversar, tudo converge para garantir uma noite bem passada.

CURIOSIDADES

Valorizar a zona ribeirinha – O Cais de Gaia, inaugurado em 2003, faz parte de um projecto de renovação do centro histórico de Gaia. Está em projecto um novo equipamento para a zona que completará a gama de possibilidades oferecidas aos visitantes: o Centro Cultural de Gaia.

Explorar a visibilidade – Uma das linhas de força do projecto, da autoria de Passo de Sousa e Eduardo Cabral dos Santos, é enquadrar as novas construções e equipamentos na paisagem envolvente, recorrendo a edifícios baixos e procurando garantir muitos espaços livres, de forma que o conjunto edificado «respire» e tenha visita sobre o casco antigo de Gaia e do Porto. A escolha dos materiais privilegiou a leveza e a transparência. As formas dos edifícios, com um máximo de dois pisos, harmonizam-se com as tradicionais silhuetas dos armazéns do Vinho do Porto.

A pé – Não é que essa possibilidade seja muito relevante quando se está a falar do Cais de Gaia como zona de jantar e animação nocturna mas é sempre bom saber que dali parte um dos mais belos passeios ribeirinhos portugueses, primeiro ao longo da margem esquerda do Douro, até à Afurada e ao Cabedelo, e daí para sul, ligando à ecopista do litoral (Linha Azul) que vai até às portas de Espinho (a 13 km).

Escolhas múltiplas – Nesta zona há restaurantes para todas as bolsas e paladares, desde esplanadas onde é posível comer um prego ou uma francesinha, a cervejarias portuguesas ou restaurantes propondo cozinhas diferentes (indiana, tailandesa e outras). Denominador comum: o desafogo e a vista, nem que seja através de panorâmicas vidraças.

Números – Estacionamento para 320 viaturas, 23 restaurantes e bares e uma praça acústica. Cobertura de rede sem fios. Eis a oferta global do Cais de Gaia.

INFORMAÇÕES

Acessos

Da Ribeira do Porto, a pé pelo tabuleiro inferior da Ponte D. Luis
De automóvel, a partir da Via Panorâmica Edgar Cardoso (Gaia) ou do nó da A1 imediatamente a norte da Ponte da Arrábida (derivação para os centros comerciais).

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora