EXPERIÊNCIA #62 – Louça das Caldas

Ironia em cerâmica

A loiça das Caldas da Rainha é muito mais que o Zé Povinho a fazer manguitos ou sugestões fálicas escondidas no fundo das canecas. É uma arte que, tendo tradição na região, foi dinamizada e elevada a um estatuto superior por esse mestre da caricatura, do desenho e da cerâmica de fianais do século XIX que foi Rafael Bordalo Pinheiro.
Tudo indica que a fábrica com o seu nome conseguiu sobreviver à ameaça de encerramento e vai continuar a produzir peças originais e coloridas, onde os motivos populares se combinam com alguma crítica social. E o jogo das cores e das formas é reiventado à luz dos gostos e técnicas actuais, tanto nesta empresa, como por outros artistas da região.
Anexo à fábrica existe um museu onde é possível ver o melhor do trabalho de Bordalo Pinheiro, bem como de alguns dos seus seguidores. Tem dúvidas sobre o que dar aos amigos e à família no próximo Natal? Fuja dos brindes estereotipados, venha às Caldas e ajude à sobrevivência de uma tradição cultural local.


CURIOSIDADES

Caricaturista genial – Rafael Bordalo Pinheiro (1846/1905) não foi, apenas, um caricaturista e um crítico mordaz da política e dos costumes do seu tempo. Renovou a arte da cerâmica, ao fundar, em 1884, uma fábrica que passou à posteridade com o seu nome. Transpôs para a cerâmica figuras que, até aí, se tinha limitado a desenhar, a mais famosa das quais é o Zé Povinho. Os pratos, jarros, travessas e afins ganharam novas cores e, sobretudo, novos motivos decorativos, inspirados em animais, plantas, etc. Foram, também, produzidas, pela primeira vez, peças de dimensões fora do vulgar, o que obrigou à construção de fornos de dimensões até então nunca vistas neste ramo.

Tradição recuperada – Quando Bordalo fundou a sua fábrica, a tradição da cerâmica caldense tinha já alguma expressão. Desde o princípio do séc. XIX que outros artistas, como Maria dos Cacos e Manuel Gomes Mafra, se tinham distingudo no bairro vidrado, criando garrafas com formas femininas, terrinas e jarros decorados com motivos vegetais ou animais, etc.


Museu anexo – Em 1984, por ocasião do centenário da fábrica, foi inaugurado um museu, em instalações anexas, onde estão expostas obras, quer de Bordalo, quer dos seus continuiadores, algumas das quais servem de inspiração para novos trabalhos.

INFORMAÇÕES

Fábrica Rafel Bordalo Pinheiro
http://pt.bordallopinheiro.com/ 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora