EXPERIÊNCIA #56 – 13 de Maio em Fátima

Lugar de peregrinação

«A igreja da Santíssima Trindade será um grande centro de culto e cultura numa conjugação permanente de fé e razão». D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria – Fátima

Se o Caminho de Santiago se tornou numa rota cultural europeia, sendo percorrido anualmente a pé por dezenas de milhares de pessoas, a peregrinação a Fátima continua a ter uma motivação quase exclusivamente religiosa. Aos dias 13, sobretudo em Maio, Junho e Setembro, o amplo recinto do santuário, a sul de Leiria, parece pequeno para acolher uma tal multidão que, habitualmente, chega às 350.000 pessoas vindas de todos os cantos de Portugal. É uma das mais impressionantes jornadas religiosas europeias que vale a pena ver de perto, mesmo para quem não tenha motivação católica.

Procurando tornar a peregrinação mais segura, afastando os caminhantes das bermas da EN1 e outras estradas com muito movimento, o Centro Nacional de Cultura fez reconhecimentos para um Caminho de Fátima, a partir de Lisboa (Parque das Nações). Segue pelo vale do Trancão, Loures, Azambuja, Santarém e Torres Novas, por pistas de terra, entre paisagens tranquilas.

Elemento importante de qualquer visita ao santuário (três a cinco milhões de visitas anuais) é a nova basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em Outubro de 2007.

CURIOSIDADES

Nova basílica – O projecto da Igreja da Santíssima Trindade foi desenvolvido pelo arquitecto grego Alexandros Tombazis e inclui painéis decorativos da autoria de Siza Vieira e Pedro Calapez, entre outros. De forma circular, é sustentada por dois pilares de grande dimensão. O edifício tem uma volumetria de quase 130.000 m3 e uma altura média de 15 m, tendo um diâmetro de 125 m. Tem 13 portas, sendo 12 laterais, em bronze, e uma central. Para pavimentar os espaços exteriores foram utilizados cerca de 22.000 m2 de calçada portuguesa. Há 8.633 lugares sentados. O novo santuário integra, ainda, as três Capelas da Reconciliação, o Átrio dos Apóstolos Pedro e Paulo, que se estende ao longo de um corredor com 150 m, decorado com painéis do arquitecto Siza Vieira. A unidade arquitectónica com a antiga basílica é feita à base da cor branca e da inclinação do próprio solo.

Milhões de visitantes – Se em dia de romagem o santuário chega a comportar mais de 350.000 pessoas, o número anual de visitantes oscila entre os três e os cinco milhões, fazendo de Fátima um ponto alto do turismo religioso europeu.

92 anos – A história das aparições de Fátima remonta a 1917, quando três crianças que guardavam o gado disseram ter visto Nossa Senhora. A notícia correu o país e, em breve, começarm a chegar milhares de pessoas ao local, então desabitado. Dois anos depois era construída a Capelinha das Aparições. Em 1928 foi lançada a primeira pedra da basílica. Em 1967, Paulo VI foi o primeiro Papa a visitar o santuário, seguido por João Paulo II em 1982 e 1991. Em 2006 o corpo da irmá Lucia, a última vidente de Fátima, foi trasladado para o santuário. Espera-se a presença do Papa Bento XVI em Maio de 2010.

INFORMAÇÕES

Acessos

De carro, pelo nó de Fátima da A1 que, em dias de peregrinação poderá estar impraticável.
A estação de caminho-de-ferro da Linha do Norte está a mais de 10 km, pelo que a viagem de comboio pressupõe um transporte complementar.

Santuário de Fátima - Página Oficial
www.santuario-fatima.pt  

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora