EXPERIÊNCIA #55 – Meia Maratona de Lisboa

A corrida dos 35 mil

Uma prova desportiva, inscrita nos calendários internacionais, que dá oportunidade a todos para atravessar, a pé, o tabuleiro da Ponte 25 de Abril em ambiente de festa popular.

Não é preciso ser atleta profisional para atravessar, a pé, a Ponte 25 de Abril durante a Meia Maratona de Lisboa, realizada na segunda quinzena de Março e que já vai na 25.ª edição. Aliás, em bom rigor, nem é preciso disputar a prova de 21,2 km. Basta inscrever-se para a chamada Mini-Maratona e apenas terá de percorrer cerca de 7 km entre a portagem de Almada e os jardins de Belém. Pode fazê-lo à velocidade que lhe apetecer, em passo de corrida, caminhando ou parando para ver a vista e tirar fotografias. Afinal, não é todos os dias que se anda a pé em semelhante sítio e com uma vista daquelas.
Os momentos que antecedem a partida são verdadeiramente emocionantes. Dir-se-ia uma legião romana (ou, mais precisamente, seis legiões de 5.000 elementos cada, dos quais apenas 10% correrão a distância máxima) à espera do começo da batalha. Ao longo de mais de 1 km, para onde quer que nos viremos, só se veêm pessoas alinhadas em filas sucessivas, a toda a largura da faixa de rodagem. Aos 20 minutos de corrida, quando os primeiros passarem em Alcântara, ainda os últimos estarão a sair da Praça da Portagem, ficando os 2,5 km do tabuleiro cheios de gente.

CURIOSIDADES

De comboio – A forma ideal de ir para a Meia Maratona de Lisboa é apanhar o comboio da Fertagus nas estações de Roma-Areeiro, Entre Campos, Sete Rios ou Campolide, saindo no Pragal. Daqui em diante são 15 minutos a pé. É rápido, gratuito e a vista é grandiosa. Não convém deixar a viagem para a última da hora porque os comboios vão andar bastante cheios. Se estiver numa das últimas estações e não conseguir entrar, apanhe a composição em sentido contrário porque vai dar a volta a Roma-Areeiro e terá lugar sentado garantido. Até à hora de almoço os transportes públicos de Lisboa, incluindo o comboio da Linha do Estoril e o Metro, são gratuitos para quem se apresente com o dorsal da prova.

Bom senso – Se vai fazer a mini-maratona em ritmo de passeio evite ir para as filas da frente. Só vai estorvar o arranque dos amadores que vão fazer a prova a sério e arrisca-se a ser empurrado ou a provocar quedas colectivas. Deixe-se ficar com os amigos lá atrás e, quando o pelotão começar a marchar, faça o mesmo, porque tem todo o tempo do mundo.

Treino a tempo – Se vai fazer a prova dos 21 km começe a preparar-se com antecedência. Corra regularmente, e a mês e meio da prova, começe a intensificar a preparação: três treinos por semana, um dos quais de, pelo menos, hora e meia. Não treine na véspera da prova. Em contrapartida, aproveite o tempo de espera na Praça da Portagem, para ir aquecendo com calma. No final, faça alongamentos e reponha a água e os sais perdidos durante o esforço.

Logística – Para grupos grandes, pode usar um truque simples. Marque encontro junto ao Espelho de Água ou ao Museu de Electricidade, na beira-rio e deixe aí, pelo menos, um carro. Depois, use as restantes viaturas para estacionar perto de uma das estações do comboio. No final tem o carro à sua espera cinco minutos da chegada. Se está sozinho, deixe o carro no Cais do Sodré e use o Metro para Entre Campos. No final da corrida, só terá que apanhar o comboio em Belém para regressar ao Cais do Sodré.

INFORMAÇÕES

A edição de 2015, a 25ª, realiza-se dia 22 de Março.

Meia Maratona de Lisboa
www.meiamaratonadelisboa.com 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora