EXPERIÊNCIA #54 – Observação de cetáceos

E os golfinhos ali tão perto

"Uma lição viva de ecologia e de amor à natureza, ao alcance de todos os que visitam os Açores e a Madeira."

Desde que a caça à baleia e ao cachalote foi proibida, em 1987, os Açores reconverteram-se para uma actividade mais amiga do ambiente: a observação de baleias e golfinhos. É a partir das ilhas do grupo central, sobretudo Pico e Faial, que esta actividade se desenvolve. As saídas têm cerca de quatro horas, realizando-se de manhã e à tarde, dependendo das condições do mar.
São utilizados barcos semi-rígidos com motor fora de borda, rápidos e estáveis, mas suficientemente discretos para poderem pairar ao lado de cachalotes e baleias sem as incomodar. E é quando estamos ao lado destes colossos dos mares que tiramos o chapéu aos baleeiros açorianos que os enfrentavam em barcos de madeira, armados, apenas, com um arpão.
Recentemente, a observação de baleias e golfinhos alargou-se, também, à ilha da Madeira. Logo a 5 km da costa, o fundo do mar chega a atingir profundidades de 3.000 metros, o que faz com que todos estes animais marinhos possam ser observados tão perto da costa madeirense.

CURIOSIDADES

Surpresa da Madeira – Nestes últimos anos alguns destes pequenos cruzeiros ao largo da Madeira têm sido bafejados pela sorte, avistando espécies raras de golfinhos e baleias. A lista dos animais mais habitualmente encontrados é extensa: baleia comum, cachalote, baleia sardinheira, baleia piloto, baleia de bico, baleia de bossas, golfinho oceânico, golfinho malhado do Atlântico, golfinho comum, roaz corvineiro, golfinho riscado, caldeira e grampo.

Nadar com golfinhos – Aqui está uma experiência ainda mais emocionante que nas piscinas. As saídas madeirenses para observação de golfinhos podem, quando as circunstâncias o permitem, incluir natação junto aos golfinhos. Uma experiência inesquecível, sempre sob a supervisão de monitores qualificados.

Viagens nos Açores – No arquipélago as viagens de observação de cetáceos decorrem entre Abril e Setembro, altura em que as condições do mar são menos agrestes. No Pico, as antigas vigias das baleias, situadas em pontos estratégicos da ilha, continuam a ser utilizadas para a detecção de grupos de baleias ou golfinhos. Isto aumenta a taxa de sucesso das saídas para o mar, que se cifra em mais de 80 por cento. Caso os bichos faltem ao encontro, há convite para nova viagem nas horas ou dias seguintes.

Museu baleeiro – Em São Roque do Pico, a antiga Fábrica da Baleia preserva a memória de uma actividade que, durante mais de um século, animou a economia da ilha. Aqui pode-se ficar a saber mais sobre esta actividade, tanto na sua vertente industrial, como na componente etnográfica. As famosa canoas baleeiras estão aqui expostas, bem como arpões e outros equipamentos de pesca, para além de centenas de ossos e dentes de cachalote, alguns dos quais trabalhados.

INFORMAÇÕES

Turismo da Madeira
www.madeiratourism.org  
Observação de baleias e golfinhos na Madeira
http://www.madeira-web.com/PagesP/whale_dolphin_spotting.html 

Nadar com golfinhos
www.madeira-live.com/pt/whales-dolphins.html 

Associação Regional de Turismo dos Açores
Rua da Palha, 32
Angra do Heroísmo
Ilha Terceira
Tel. 295 216 480
www.artazores.com
Posto de Turismo de Madalena (Pico)
Rua Conselheiro Terra Pinheiro
Tel. 292 623 524
Observação de Baleias e Golfinhos nos Açores
www.norbertodiver.com 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora