EXPERIÊNCIA #50 – Elétrico 28

Passeio pelas colinas

"Numa só viagem é possível atravessar a zona histórica de Lisboa e apreciar alguns dos eus principais monumentos."

Poucas cidades europeias conservam a sua rede de carros eléctricos antigos. Lisboa é uma das raras excepções e daí o sucesso internacional desta carreira que liga os Prazeres (Campo de Ourique) ao Martim Moniz, passando pela Estrela, São Bento, Chiado, Baixa Pombalina, Sé, Graça e Almirante Reis.
É uma viagem sobre carris que permite apreciar a Lisboa das Colinas, alguns dos bairros mais típicos ou dos monumentos mais representativos (Sé Catedral, Castelo, São Vicente de Fora), sem esquecer miradouros como Santa Luzia, Graça ou Senhora do Monte.
Mas, sobretudo, permite sentir o pulsar da cidade, olhar para as pessoas, ver as lojas e tudo isto de bordo de um veículo alto, ecológico, simpático e que se desloca uma velocidade compatível com a fruição da paisagem, neste caso urbana. Não admira que se tenha tornado numa das atracções para os estrangeiros que visitam a capital. E que gera esta curiosidade inesperada: há mais carreiras e passageiros ao fim-de-semana que aos dias úteis...

CURIOSIDADES

Veículo turístico – Longe vai o tempo em que o eléctrico da Graça e da Estrela servia apenas os residentes nestes bairros. A presença de turistas tornou-se assídua, sendo ultra-maioritária de Verão e aos fins-de-semana. Daí que os condutores, ao chegarem ao miradouro de Santa Luzia digam em todas as línguas que conseguem articular: «Castelo, Castillo, Chateau, Castel, Schloß...»
Cuidado com a carteira – Não há bela sem senão. A presença de tantos turistas desprevenidos atrai passageiros indesejáveis, os carteiristas. Há que vigiar atentamente os pertences, sobretudo quando entram duos ou trios de jovens com um jornal ou um casaco pendurados no braço... De vez em quando também aprecem polícias à paisana e o jogo do gato e do rato começa.

Cinco carreiras – Além do 28 há mais quatro carreiras em actividade em Lisboa, mobilizando 57 veículos e percorrendo uma extensão total de 48 km dentro de Lisboa.
Sobe e desce – Como a maior parte dos viajantes tem bilhetes de um dia ou pré-comprados, isso permite-lhes ir subindo e descendo para visitar as principais atracções, desde a Sé à Feira da Ladra ou ao Castelo de São Jorge.

Serviço especial – Quem queira pagar um pouco mais como contrapartida de uma viagem tranquila tem ao seu dispor veículos tuísticos pintados de vermelho que efectuam todo este trajecto. Uma gravação em várias línguas vai desfiando a história e as curiosidades ao longo do trajecto.

Mulheres – Longe vai o tempo em que os eléctricos tinham como tripulação condutores de boné e longos bigodes. Desde 1994 generalizou-se a presença de condutoras femininas que dão uma nota ainda mais original à viagem.

INFORMAÇÕES

A Carris explora a rede de eléctricos de Lisboa.
www.carris.pt
Relações Públicas
Telefone: 21 413 86 79/ 81/ 97

Museu da Carris
Aqui podem ser vistos os diversos veículos utilizados desde princípios do século XX, bem como ficar a conhecer a história dos transportes públicos em Lisboa.
Rua 1º de Maio, 101 (a Alcântara)
Tel. 213 613 087
http://museu.carris.pt 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora