EXPERIÊNCIA #5 - Quinta da Regaleira

Um palácio cheio de segredos

"Um edifício grandioso, exuberantemente decorado, no meio do verde de Sintra, rodeado por uma atmosfera de mistério e espiritualidade"

Juntem-se um capitalista excêntrico e um cenógrafo cheio de talento e ter-se-á uma receita quase infalível para produzir um edifício fora do comum. Assim aconteceu em Sintra com a Quinta da Regaleira, desde há anos, um dos edifícios mais visitados da vila Património da Humanidade.
O palácio proriamente dito é uma mistura de estilos e formas, bem ao gosto revivalista que o projectista, Luigi Manini, já expressara, por exemplo, no Palace Hotel do Buçaco. Ali há, de tudo um pouco: manuelino, gótico, renascença, tudo para criar um ambiente de pompa e de sonho.
Mas o que torna esta quinta verdadeiramente extraordinária são os seus jardins, lagos e criptas, onde os ideais maçónicos de António Monteiro, na altura conhecido como Monteiro dos Milhões, se expressam de mil e uma maneiras. É, sobretudo, o caso do poço iniciático com uma imensa escada de caracol, a evocar uma outra existente em Tomar, no Refeitório dos Templários do Convento de Cristo, associada aos mistérios e tesouros daquela ordem.

CURIOSIDADES

História agitada – Após a morte de António Monteiro, em 1920, a Regaleira passou por diversos proprietários. Negociado, nos anos 90, por uma companhia japonesa, acabaria por reverter para a Câmara de Sintra que exerceu o direito de opção e o tornou num dos monumentos mais visitados do concelho.

Opções de visita – Para além do palacete propriamente dito e dos jardins, o que já náo é pouco, o visitante tem, ainda, ao seu dispor uma cafetaria onde pode passar uns momentos agradáveis, envolvido por uma atmosfera sem igual.

O triunfo do revivalismo – Não se trata do único edifício de gosto revivalista de Sintra. Na linha de algum romantismo tardo-oitocentista também o Palácio da Pena, mandado erguer pelo rei D. Fernando, marido de D. Maria II, conjuga o ecletismo de estilos passados, com um cuidadoso tratmento daquilo que hoje chamaríamos os espaços exteriores, no caso o belíssimo Parque da Pena.

Património da Humanidade – A classificação de Sintra pela UNESCO, em 1995, teve em conta o valor da Vila Velha e seus monumentos (Palácio da Vila, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, Regaleira, etc), bem como a sua ligação com a vizinha serra. É toda uma paisagem feita de bosques, casas, palacetes e veredas que fascina os visitantes, pelo menos desde o tempo de Lorde Byron. Para não falar de uma doçaria com créditos firmados e que vai desde as inevitáveis queijadas, aos travesseiros, nozes e outros mimos.

INFORMAÇÕES

Pode visitar Sintra de comboio, partindo as composições do Rossio ou Roma-Areeiro.
De automóvel o acesso faz-se pelo IC19. Será mais cómodo deixar o carro nalgum dos parques de estacionamento periféricos sinalizados à entrada da vila o que, de resto, lhe dá a vantagem de conhecer a pé a zona pedonal da Estefânia.
Fundação CulturSintra&Quinta da Regaleira
www.regaleira.pt 
Tel. 21 910 66 56 / 60

100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora