EXPERIÊNCIA #48 - Passeios no Douro

Por este rio acima

«Nas margens de um rio de oiro, crucificado entre o calor do céu que de cima o bebe e a sede do leito que de baixo o seca, erguem-se os muros do milagre. Em íngremes socalcos que nenhum palácio aveja, crescem as cepas como os manjericos às janelas». Miguel Torga

Com a construção das barragens do troço nacional do Douro, o rio tornou-se navegável desde a foz até Barca d’Alva. São cerca de duas centenas de quilómetros que atravessam uma das mais belas paisagens portuguesas: o Douro Vinhateiro, Património da Humanidade.
É uma viagem que vale a pena fazer, nem que seja na versão de um dia, entre o Porto e a Régua ou entre esta cidade e o Pocinho. Mas, melhor que tudo, é embarcar no bairro portuense da Ribeira e ir navegando para montante até Barca d’Alva. Pelo caminho, tudo o que fez a fama do Alto Douro: os socalcos abertos no xisto, as quintas vinhateiras no topo dos montes, a majestade da Galafura ou de São Salvador do Mundo, o encanto do Pinhão, as laranjeiras e as hortas à flor da água.
Há muita maneira de contemplar o Douro mas, encostado à amurada, vendo as margens deslizar suavamente, ou gozando os momentos da lenta ascensão, nas várias eclusas que vão aparecendo pelo caminho, esta viagem tem tudo para se tornar inesquecível.

CURIOSIDADES

Princípio dos vasos comunicantes – Em cada uma das barragens há um sistema de eclusas que permite vencer o desnível. O barco entra para uma câmara, fecham-se as comportas à rectaguarda e abrem-se as do sentido da marcha. Ao fim de alguns minutos o nível da água estabiliza e a viagem pode prosseguir. É a hidráulica ao serviço do turismo.

Comboio – É o outro grande transporte turístico do Douro. A linha do Douro, entre os arredores de Marco de Canavezes (Mosteirô) e o Pocinho corre sempre ao lado do rio, ao longo de mais de 160 km. Isto permite programas de um só dia em que se faz uma das partes de barco e a outra de comboio. Para quem faça a viagem pela primeira vez, recomenda-se o trajecto Porto-Régua, dada a espectacularidade da descida para o Douro a partir do Marco.

Pelo caminho – Nos cruzeiros de maior duração há paragens previstas nalguns cais. Isso possibilita a visita à Régua e à Casa do Douro, ao Pinhão e à praia fluvial e aos bonitos azulejos da estação, bem como a miradouros inesquecíveis como Casal de Loivos (Pinhão) ou São Salvador do Mundo (Valeira, São João da Pesqueira). Oportunidades não faltam para visitar quintas vinhateiras e provar o Vinho do Porto, a que Torga chamou «sol engarrafado», capaz de «embebedar os quatro cantos do mundo».

Entre patrimónios – Quem viaje do Porto a Barca d’Alva de barco desloca-se entre Patrimónios Mundiais. Primeiro, a Ribeira Poertuense. Depois, o Alto Douro Vinhateiro e, finalmente, as gravuras paleolíticas do Côa.

INFORMAÇÕES

Não faltam operadores turísticos a explorar cruzeiros no Douro, em todas as versões possíveis, desde as de um só dia, às combinadas com o comboio, incluindo visitar diversas, etc. Tenha presente que, ao longo do ano, há frequentes promoções e preços especiais.

Douro Azul
Rua de São Francisco, 4, 2º dto
Porto
Tel. 2234025 00
www.douroazul.pt  

Via Douro
Praça da Ribeira, 5
Porto
Tel. 222 081 935
www.viadouro-cruzeiros.com   

Barcadouro
Avenida Ramos Pinto, Loja 240
Cais de Gaia
Tel. 223 722 415
www.barcadouro.pt 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora