EXPERIÊNCIA #46 – Centro Histórico de Sintra

Encanto de poetas

«Nunca em minha vida contemplei quadro algum que mais apto fosse a encher o espectador de prazer e de admiração». Robert Southey

Nas faldas da serra homónima, a vila de Sintra foi classificada, em 1995, pela UNESCO, como Património Mundial. Nem Lisboa se pode gabar de ter tido tantas referências na literatura de viagem estrangeira desde o século XVIII. A começar por Lord Byron, poeta romântico inglês, que cantou o «glorioso Eden de Sintra». E é, de facto, de um paraíso que se trata, onde «chalets» e palacetes emergem de um mar de vegetação.
Só há uma maneira de apreciar Sintra: esquecer o carro e passear pela vila. Um passeio que pode começar logo em São Pedro, cenário da realização da feira quinzenal, percorrendo ruas tranquilas, tendo como única companhia renques de árvores centenárias ou janelas floridas com portadas de madeira.
Mas também se pode começar o passeio na estação ferroviária ou na Estefânia, uma vez estacionado o carro. É todo um mundo para descobrir mas onde não podem ficar esquecidos o Palácio da Vila, o Museu do Brinquedo e a Quinta da Regaleira. Muito menos a doçaria local: nozes, travesseiros e queijadas, para só citar algumas.

CURIOSIDADES

Reais chaminés – O Palácio da Vila é inconfundível, mesmo ao longe, devido às suas portentosas chaminés. Eça de Queirós dedicou-lhes uma ponta da sua ironia, classificando-as como «colossais, resumindo tudo, como se essa residência fosse, toda ela, uma cozinha, talhada às proporções de uma gula de um rei que cada dia come todo um reino». De origem muçulmana, foi muito modificado no tempo de D. Manuel I, permanecendo como caso único no panorama da arquitectura civil portuguesa.

Feira antiga – É em São Pedro de Penaferrim, entre «chalets», antiquários, e casas de chá que se realiza quinzenalmente (2º e 4º domingo de cada mês) esta feira, cuja realização remonta à Idade Média. O melhor da região saloia, entre verduras, pão, queijo, ovos e bolos encontra-se aqui. Uma oferta a que se juntam antiguidades, alfaias agrícolas, roupa, calçado ou loiça. À volta, ruas pitorescas, igrejas românicas como a de Santa Maria e uma atmosfera como só Sintra tem.

Belezas da serra – Mais longe da vila e só acessíveis a pé aos verdadeiros caminhantes, outros tesouros de Sintra, espalhados pela serra. O Castelo dos Mouros, com esplêndida vista sobre a região saloia e o Palácio da Pena, expoente da arquitectura romântica de meados do século XIX, rodeado por frondoso parque e bem cuidados jardins. O Hotel de Seteais e o seu parque ajardinado, para além do esplêndido Parque de Monserrate com o seu palacete, finalmente em vias de recuperação.

Eléctrico secular – Para apreciar doutra forma as belezas da serra não há melhor que viajar no pitoresco eléctrico, com partida da Estefânia, no começo da estrada para a da Praia das Maçãs. 45 minutos de uma viagem a não perder.

INFORMAÇÕES

Acessos
De carro pelo IC19, sendo recomendável estacionar nos parques periféricos do lado da Estefânia ou da Estação.
De comboio pela Linha de Sintra, a partir de Oriente, Rossio ou Entre Campos.
Turismo de Sintra
Praça da República, 23
Tel. 219 236 922

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora