A canção de Lisboa
"O Museu (...) celebra o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural."
Página oficial do Museu do Fado
Nasceu com a EXPO’98 e dá foros de cidadania a um tipo de música durante muito tempo tido como menor. Fica à ilharga de um dos bairros populares, no caso Alfama, ocupando o edifício de uma antiga estação elevatória da Companhia das Águas, entre o casario e a antiga alfândega.
Da mesma forma que o fado é mais que uma canção, também este museu é mais que um mero acumular de memórias e de peças. Possui uma vertente activa que passa pelo ensino de tudo o que tem a ver com este tipo de expressão musical, dos instrumentos (guitarra e viola), às letras ou ao canto propriamente dito.
A fonoteca conserva documentos excepcionais, testemunho da evolução e do desfilar de intérpretes ao longo de mais de um século. O que aqui se pode ouvir é de uma riqueza inimaginável. Mas porque o fado não é só peça de museu não há, senão que subir à vizinha Alfama para o ouvir cantar nas tabernas, sem esquecer as casas de fado no Bairro Alto.
CURIOSIDADES
Vários museus num só – Ao núcleo museológico e à exposição permanente, juntam-se um espaço de exposições temporárias, um centro de documentação, a loja, o auditório e a cafetaria. Para além disso, são dados cursos de guitarra portuguesa e de viola de fado, promovidos seminários para letristas e dadas condições de ensaio aos intérpretes.
Espólio diversificado – As 14.000 peças do museu correspondem a instrumentos musicais, fotografias, discos, partituras, cartazes, trajes, adereços de actuação, troféus e objectos diversos ligados a este tipo de expressão musical. Em destaque guitarras pertencentes a grandes nomes do fado ou a construtores de instrumentos.
Uma história comentada – Ao longo da visita estão em evidência a relação com a cidade e as biografias de centenas de artistas. Existe a possibilidade de ir ouvindo gravações. Estas podem, também, ser ouvidas no sistema de audioguias em português, inglês, francês e castelhano.
Centro de Documentação – Agrupa e organiza colecções de fotografias, jornais, repertórios, cartazes, etc, numa base de dados que também inclui informação sobre intérpretes, instrumentistas, poetas e compositores.
INFORMAÇÕES
Acesso: Metro Terreiro do Paço ou Santa Apolónia pela Rua do Terreiro do Trigo
Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, 1
Tel. 218 823 470
www.museudofado.pt
CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER
100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER