EXPERIÊNCIA #34 - Museu de Lousado

Sua excelência, o comboio

«O espaço museológico de Lousado (...) testemunha aspectos da ferrovia que não são, apenas, a história de um sistema (...) de transporte mas as vivências de um povo, uma região e um país.» Página oficial do Museu 

As maquinas a vapor não existem apenas nos filmes de aventuras. É possível vê-las sobre carris, ao pé de nós, com a pintura a reluzir, como se estivessem prontas a arrancar para mais uma viagem. É aí que nos damos conta da sua impressionante dimensão, do seu cheiro característico e dos mil e um pormenores que nos fazem reviver tempos ainda não muito distantes, quando o comboio era rei.
Esta experiência está ao alcance de todos, no mais bonito, bem organizado e autêntico museu ferroviário português, o de Lousado, nos arredores do Porto, no ponto onde as linhas do Minho e de Guimarães se separam.
O edifício é, também ele, genuinamente ferroviário. Trata-se das antigas oficinas da Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães. Aqui não há só carruagens e locomotivas. Há as máquinas e as ferramentas que as reparavam e a memória de gerações de carpinteiros, serralheiros, mecânicos e tantos outros sem cujo saber nada funcionaria. É toda a memória das linhas de via estreita à volta do Porto que aqui se perpétua, numa viagem fascinante pelo tempo.

CURIOSIDADES

História centenária – O caminho-de-ferro de via estreita na região do Porto é uma história mais que centenária. A primeira linha, entre Porto/Boavista e a Póvoa de Varzim começou a funcionar em 1875. Oito anos depois já estava construída parte da Linha de Guimarães, entre Trofa e Lousado. Em 1927 estas linhas e ainda o troço Póvoa-Famalicão foram integradas na Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Norte de Portugal. Em 2004 a Linha de Guimarães foi reconverida para bitola larga (1,67 m). Desde 2001 que a Linha da Póvoa passara para o Metro do Porto.

Automotoras nacionais – Uma das peças mais curiosa deste museu é a automotora nacional de via estreita, com motor a gasolina, cuja construção remonta os anos 40. Trata-se da adaptação de autocarros à circulação sobre carris, como se verifica ao olhar para o posto de condução: ficaram lá os pedais da embraiagem e do acelerador, bem como a alavanca das mudanças; o volante, perdida a função original, passou a accionar o freio mecânico. Não menos curiosa é a separação das classes. Os bancos da frente, estofados a veludo, são a Primeira, enquanto os restantes, de tábua, correspondem à Segunda. Soluções semelhantes no que à divisão das classes diz respeito, podem ser observadas nas carruagens de passageiros aqui expostas.

Aproveitamento total – A área das antigas oficinas, totalmente aproveitada para a instalação do museu, tem 1.400 metros quadrados. Conforme se refere na página oficial deste museu, integrada no portal da CP, «parte das coberturas é de telha marselha assente num sistema de asnas à francesa, com clarabóias longitudinais e forro em madeira. Algumas paredes, construídas com pequenas porções de xisto preto e castanho, fazem jus ao nome da terra, Lousado».

INFORMAÇÕES

De carro, a partir do Porto ou de Braga, pode utilizar a auto-estrada A3, saindo no nó de Santo Tirso/Trofa. Uma vez na direcção de Trofa/Famalicão, basta seguir as indicações «Museu Ferroviário».
De combóio, pode utilizar os combóios para Braga, Guimarães ou Viana do Castelo, saindo na estação de Lousado, junto à qual se encontra o Museu Ferroviário.
Museu Ferroviário
Desde 2008, a gestão é assegurada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Encerra à segunda-feira, funcionando unicamente da parte da tarde aos sábados e domingos e em horário normal nos restantes dias.
Página oficial do museu no portal da CP
www.cp.pt 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora