EXPERIÊNCIA #31 - Serra da Arrábida

Jóia da paisagem mediterrânica

"Porque boas praias, boas sombras e boas vistas há-as em toda a parte (…); o que não há em toda a parte é a religiosidade que dá à Serra da Arrábida elevação e sentido." Sebastião da Gama, poeta nascido em Azeitão

Há quem chame à serra da Arrábida “um pedaço do Mediterrâneo no Atlântico”. A pitoresca baía de Setúbal, no estuário do Sado e emoldurada pelo verde da Arrábida, tem lugar no clube das “mais belas baías do mundo”. Para proteger esta área natural com características únicas, tanto do ponto de vista da geologia, como da vegetação e da paisagem foi criado o parque natural, que ocupa uma área de 10821 hectares. Desenvolve-se a oeste de Setúbal, entre o Capo Espichel e o estuário do Sado. No mapa forma um rectângulo paralelo ao mar cujos vértices são a orla oeste daquela cidade, Palmela, Santana e os arredores de Sesimbra. Além da Arrábida, engloba as serras do Risco, São Luís, Gaiteiros, São Francisco e Louro, elevações rochosas que se projectam acima do matagal tipicamente mediterrânico. Nas arribas voltadas ao mar, do lado sul da serra, abundam praias de areias finas e águas transparentes. O Portinho da Arrábida é a mais famosa destas praias, sendo de referir também, já na direcção de Setúbal, as da Figueirinha e de Galapos. O relevo irregular e o solo calcário favoreceram o desenvolvimento de uma vegetação mediterrânica, o maquis.

CURIOSIDADES

Fauna e Flora - O Parque Natural da Arrábida é considerado uma verdadeira relíquia científica internacional já que é um dos locais que melhor preserva a primitiva flora mediterrânica. As matas do Solitário, Coberta e do Vidal são verdadeiros jardins botânicos ao ar livre, nalguns casos sujeitos a protecção especial. Medronheiros, aroeiras, adernos, urzes ou folhados são algumas das plantas mais em foco. Quanto à fauna, aqui é possível encontrar espécies como o gato-bravo, a gineta, o saca-rabos e o texugo, para além de diversos répteis e de uma significativa comunidade de aves.

Concha à beira-mar - Eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a praia do Portinho da Arrábida é pequeno oásis em forma de concha. Quem a visita não a esquece jamais e isto por duas razões: porque é de uma beleza rara e fascinante, com as suas águas de um azul-marinho límpido. Mas também porque essas mesmas águas são extremamente frias o que poderá ser difícil de esquecer…

Forte de Santa Maria da Arrábida
Reza a história que era na baía da Arrábida que os piratas escondiam as suas embarcações que usavam para atacar os barcos que demandavam o estuário do Sado. Para proteger a navegação, os frades do convento pediram a D. Pedro II para edificar uma fortaleza, o que foi feito em 1670. Hoje alberga um museu oceanográfico e um centro de biologia marinha, sob a administração do parque natural.

Convento da Arrábida
Fundado por frades capuchos, em 1542, o convento seguia uma regra básica desta sub-ordem dos Franciscanos, a harmonia da arquitectura com o meio envolvente. Durante o século XVII, o edifício sofreu obras de ampliação recebendo nesta época as hospedarias e as guaritas. Um século mais tarde, António de Lencastre mandou edificar o Santuário do Bom Jesus. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento foi abandonado. No século XX foi transformado em pousada pela mão do poeta Sebastião da Gama. Actualmente pertence à Fundação Oriente.

INFORMAÇÕES

Parque Natural da Arrábida
Praça da República
Setúbal
T. 265 541 140
http://portal.icnb.pt/ 

Museu Oceanográfico
Fortaleza de Santa Maria da Arrábida
Portinho da Arrábida
T. 21 218 97 91

Posto de Turismo de Setúbal
Travessa Frei Gaspar, 10
T. 265 53 91 30


100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora