EXPERIÊNCIA #27 - Ria Formosa

Paraíso à parte

"Tu vais fazer vibrar as pequeninas ilhas / Emergindo de ti, brancas, silenciosas / Na melodia azul das vagas e das quilhas / E das velas correndo, alvas e luminosas." João Lúcio, poeta algarvio.

A costa do Algarve assume as mais diferentes formas, desde as altas falésias até aos areais a perder de vista. A ria Formosa é um mundo à parte, onde se tornam difusas as fronteiras entre terra, mar e ar. Entre o Ancão e Cacela-a-Velha, ao longo de 60 quilómetros, o litoral é diferente de tudo o resto, com uma série de ilhas-barreira, ao largo, criando, a norte, um labirinto de canais, ilhas, lagoas, sapais e bancos de areia. É uma zona de grande beleza paisagística e valor ambiental, pois é um verdadeiro santuário natural para a vida selvagem, incluindo aves migratórias e peixes. Parque natural desde 1987, está confinado, a sul, por um cordão dunar estreito, interrompido aqui e além pelas barras que permitem a entrada da água das marés. De oeste para leste, sucedem-se os areais que tomam diferentes nomes: península do Ancão (ilha de Faro), barra de São Luís, ilha da Barreta (ou Deserta), Barra Nova, ilha da Culatra, Barra Grande, Armona, barra da Fuseta, ilha de Tavira, barra de Tavira, ilha de Cabanas, barra de Cacela e península de Cacela.

CURIOSIDADES

Quinta de Marim - A caminho de Tavira, imediatamente a leste do porto comercial de Olhão, situa-se a Quinta de Marim - sede e centro de interpretação do parque natural. É um local concebido para receber os visitantes, e onde se pode encontrar uma amostra representativa da diversidade dos valores naturais existentes nos principais ecossistemas da Ria Formosa. Aqui poderá ainda visitar um moinho de maré e tanques de salga da época romana. E ver crescer e brincar os famosos cães de água algarvios.

Espécies raras - Este Parque Natural é um ponto de passagem da fauna que migra entre o Norte de África e a Europa, sendo local de invernada para as aves provenientes do norte e centro do continente europeu. O caimão ou galinha-sultana, emblema do parque natural, é uma das espécies mais raras da Europa, vivendo apenas nalguns locais de Espanha, na Ria Formosa e na foz da ribeira de Quarteira.

Cruzeiros - Com saídas do cais de Olhão e de Faro, existe uma oferta interessante de passeios de barco com duração aproximada de cinco horas para melhor conhecer a vida e as paisagens da Ria Formosa. Estes mini cruzeiros são promovidos pelo Centro de Educação Ambiental, cuja sede é na Quinta do Marim, em Olhão. Existem também ligações regulares para a ilha Deserta, a bordo de embarcações de fundo baixo que percorrem o labirinto de canais, lagoas e esteiros que se desenvolve entre o limite da terra firme e o cordão de ilhas-barreira, ao largo.

Cão famoso - Na Quinta de Marim pode também aproveitar para travar conhecimento com os famosos cães
de água que aqui têm um centro de reprodução e criação. Simpáticos e de pelo longo e encaracolado têm sido, desde há séculos, os melhores amigos dos pescadores desta região. Recentemente, o cão d´água português ganhou fama mundial ao ser a raça escolhida para habitar a Casa Branca e fazer companhia às filhas do presidente Obama.

INFORMAÇÕES

Parque Natural da Ria Formosa
Centro de Educação Ambiental de Marim
Quelfes, Olhão / T. 289 700 210
http://portal.icnb.pt
» Posto de Turismo de Olhão
Largo Sebastião Martins Mestre n.º 6A
T. 289 713 936
» Posto de Turismo de Tavira
Rua da Galeria, 9
T. 281 322 511

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora