EXPERIÊNCIA #23 - Pico Ruivo

No tecto da Madeira

«A parte mais difícil deste trilho é a subida final até à Casa de Abrigo do Pico Ruivo, mas o pensamento de atingir o ponto mais alto da ilha é um factor impulsionador». Sítio oficial do Turismo da Madeira

Quase no centro da Madeira, o Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha, com 1862 m. É a terceira elevação do território português, logo depois do Pico (na ilha açoriana homónima) e da Serra da Estrela. Isto faz com que seja um local de sonho para contemplar o Atlântico e as montanhas em volta, desde que o nevoeiro não baixe, o que é, infelizmente, frequente.
Chegar lá cima não é para todos. O carro fica num terreiro a mais de 2 km de distância e é preciso subir um trilho íngreme até à crista do monte. Há um bom par de anos, quando não havia caminho, era uma verdadeira aventura. Agora é só uma questão de pernas e de pulmões. A humidade não ajuda e é quase inevitável chegar ao topo alagado em suor. Mas, lá no alto, a vista é mais que recompensadora e, no regresso, todos os santos ajudam...
Para quem goste de andar a pé, o Pico Ruivo está ligado por uma série de veredas bem sinalizadas, seja ao Pico do Areeiro (1818 m), para sul, seja à Encumeada, para oeste. Em baixo, a pitoresca vila de Santana, com as suas típicas casas de madeira.

CURIOSIDADES

Hora ideal – Boa parte do prazer da viagem perder-se-á se o Pico Ruivo estiver rodeado pelo capacete de nuvens. Por isso, antes de se meter a caminho consulte as previsões meteorológicas ou converse com os locais. É mais provável que o céu esteja desanuviado manhã cedo ou ao pôr-do-sol, pelo que deve programar a jornada em função disso.

Flora protegida – Boa parte da vegetação que cobre esta crista é sensível, razão pela qual foi proibido o pastoreio na área. Esta medida teve também em vista a protecção de uma ave ameaçada de extinção: a freira-da-madeira. Alguma da vegetação que cobre estas encostas, caso de musgos e líquenes, tem a particularidade de viver nas fendas da prórpia rocha.

Passeios a pé – Junto à Casa-Abrigo do Pico Ruivo convergem três trilhos pedestres. Um é o que liga o parque de estacionamento ao Pico. O outro segue para sul e liga, através das cumeadas, à segunda maior elevação da Madeira, o Pico do Areeiro. Conforme se escreve no sítio oficial do Turismo da Região Autónoma, «é um trilho formidável que inclui túneis, alguns declives acentuados e paisagens fabulosas do maciço montanhoso central». O outro caminho pedestre segue para leste, na direcção da Encumeada, tendo cerca de 10 km. Outro, ainda, segue para Santana, via Achada do Teixeira. A juntar a todos estes passeios é sempre bom recordar que há as famosa Levadas da Madeira, com uma rede de passadiços ao longo da ilha verdadeiramente excepcional.

INFORMAÇÕES

Sítio oficial do Turismo da Madeira
www.madeiratourism.org 

Mapas da ilha publicados pela Direcção-Regional de Turismo
www.madeiraislands.travel 

Acessos de carro
Para chegar de carro às imediações do Pico Ruivo terá de passar em Santana, pitoresca vila vizinha da beira mar e tomar a estrada para as Queimadas e, depois, para o pico, propriamente dito. Dado que a viatura poderá ficar algum tempo sem guarda, seja prudente com os objectos que deixa lá dentro.

100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora