EXPERIÊNCIA #14 - Soajo

Terra de homens livres

«Nesta extensa plataforma de exposição soalheira, e onde a fraca inclinação não permite que a erosão vá removendo o solo arável, o homem criou um pequeno mundo cheio de pitoresco». Alberto Sampaio, historiador do século XIX. 

Os habitantes da serra do Soajo resistiram aos romanos e só, aos poucos, foram descendo das suas montanhas para começar a cultivar as encostas férteis viradas ao Lima. Junto à margem direita do rio surgiu, já na época medieval, o mosteiro cisterciense de Ermelo, novo ponto de apoio ao povoamento da região. Habituados a enfrentar uma natureza hostil, os soajenses aprenderam a só contar consigo próprios e a não depender de ninguém. Uma atitude de independência que D. Dinis reconheceria no foral, determinando que os fidalgos de passagem pela região apenas pudessem permanecer na aldeia «o tempo que um pão leva a esfriar na ponta de uma lança».
A aldeia que hoje podemos visitar, na margem direita do Lima, a nordeste de Ponta da Barca e de Arcos de Valdevez, é uma jóia da arquitectura popular onde estão espelhadas todas estas antigas tradições. O pelourinho, com uma figuração do sol, símbolo da autonomia local. Casas de granito, meticulosamente recuperadas, algumas da quais readaptadas para o turismo local. E, sobretudo, o portentoso campo de espigueiros (pitorescas construções para proteger os grãos de cereal das pragas), também em granito. Não esquecendo as ruínas do mosteiro de Ermelo.

CURIOSIDADES

Barragem recordista – No rio Lima, alguns quilómetros a montante do Soajo, ergue-se a barragem do Alto Lindoso, uma das maiores de Portugal e a que tem a maior potência hidro-eléctrica instalada. O desnível entre o coroamento da albufeira e a sala das turbinas é da ordem dos 300 m, a maior queda de Portugal, tal como paredão, com 110 m de altura. O elevador entre a sala de controlo e a dos geradores é o maior e o mais rápido da Europa. Parte da vasta albufeira (105 hectares) estende-se por território espanhol. A obra ficou concluída em 1992.

Espigueiros rivais – Na margem esquerda do Lima, junto à barragem do Alto Lindoso, fica a aldeia de Lindoso, famosa pelo seu campo de espigueiros, o maior de Portugal. São mais de 50 destas rústicas construções idealizadas pelos agricultores do noroeste para salvaguardarem das intempéries e das pragas a produção cerealífera, designadamente o milho. Possui, também, um castelo medieval de cujas muralhas é possível abranger vasto panorama.

Santuário na montanha – Era pelo meio das serras do Soajo e da Peneda que passava o trilho por onde, na época medieval, viajavam os monges cistercienses entre os mosteiros de Fiães (Melgaço) e Ermelo que era a casa-mãe. Um pouco a sul da portela que dava passagem para o planalto de Lamas de Mouro começou a prestar-se culto à Senhora das Neves invocada pelos religiosos e outros viajantes em momentos de aflição, quando o gelo era muito e os lobos ou os salteadores espreitavam. Assim nasceu o santuário de Nossa Senhora da Peneda, espécie de Bom Jesus perdido no meio da serra da Peneda, cenário de concorrida romaria na primeira semana de Setembro. Um moderno hotel acolhe os turistas e há inesquecíveis passeios a pé a fazer nas redondezas.

INFORMAÇÕES

Posto de Turismo de Arcos de Valdevez
Rua Prof. Mário Júlio Costa
Tel. 258 520 530
Posto de Turismo de Ponte da Barca
Rua António José Pereira
Tel. 258 452 175
ADERE (associação promotota do turismo rural)
www.adere-soajo.com  
Tel. 258 576 427
Hotel da Peneda
Tel. 251 460 040
www.hotelpeneda.com 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora